Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3648
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A busca do ensino da língua portuguesa aliado aos gêneros da web na forma impressa
metadata.dc.creator: Brito, Richieli Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Damasceno, Vanessa Doumid
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Renata Silveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Luzardo, Javier
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizar textos da web no ensino de Língua Portuguesa sem o meio digital. Para isso, será relatada nesse trabalho a prática realizada no estágio em língua materna efetuado em uma 6ª etapa de EJA (Ensino para Jovens e Adultos) em uma escola pública da cidade de Jaguarão. Essa proposta se deu através do trabalho com suportes da web transportados para a forma impressa, os alunos criaram um Orkut fictício e, também, um diálogo no MSN, porém, em ambas as atividades não foi utilizado o computador, mas sim páginas desses suportes impressas. Essa reflexão justifica-se pelo fato de acreditarmos ser pertinente que os alunos conheçam os gêneros textuais que existem e que têm surgido, apesar dos problemas técnicos que algumas escolas enfrentam. Assim, primeiramente, será apresentada a realidade do ensino público a partir da vivência do estágio de docência em língua portuguesa para, posteriormente, propormos algumas alternativas para aprendizagem da língua portuguesa mediada por gêneros da web na forma impressa.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la posibilidad de utilizar los textos de Internet en la enseñanza del idioma portugués y sin digitales. Para ello, será relatada en ese trabajo la práctica realizada en el estadio en lengua materna efectuado en una 6ª etapa de EJA (Enseñanza para Jóvenes y Adultos) en una escuela pública de la ciudad de Jaguarão. Esta propuesta se dio a través del trabajo con soportes de la web transportados a la forma impresa, los alumnos crearon un Orkut ficticio y, también, un diálogo en MSN, sin embargo, en ambas actividades no se utilizó el ordenador, sino páginas de esos soportes impresos . Esta reflexión se justifica por el hecho de que creemos que es pertinente que los alumnos conozcan los géneros textuales que existen y que han surgido, a pesar de los problemas técnicos que algunas escuelas enfrentan. Así, en primer lugar, la realidad de la educación pública de la enseñanza de la experiencia en el escenario en portugués para proponer posteriormente algunas alternativas para el aprendizaje del idioma portugués mediada géneros web en forma impresa serán mostrados.
Keywords: Ensino
Língua Materna
Gêneros textuais
Enseñanza
Lengua materna
Géneros textuales
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: BRITO, Richieli Gonçalves de. A busca do ensino da língua portuguesa aliado aos gêneros da web na forma impressa. 45p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3648
Issue Date: 12-Jul-2011
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RichieliGonçalvesdeBrito2011.pdfRichieli Gonçalves de Brito 20114,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.