Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3645
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão, surdez e leitura: possibilidades e desafios no ensino regular
Autor(es): Almeida, Rafaelli Lakman
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Romeu, Daniel Lopes
2° Membro da banca: Pinheiro, Patrícia Helena Leão
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar aspectos do ensino de língua portuguesa para alunos surdos em duas escolas da cidade de Jaguarão RS. Para isso, realizamos entrevistas com professores, intérpretes e equipe diretiva dessas escolas municipais que atendem essa demanda a fim de identificar os conhecimentos dos professores acerca da língua de sinais e de suas atividades e relação com os alunos surdos em sala de aula. Além disso, aplicamos um teste de competência de leitura, baseado no SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – em uma turma da Escola Padre Pagliani que atende uma aluna surda em uma turma com ouvintes. Os resultados mostraram que as dificuldades de leitura apresentadas pela aluna surda acompanhada nesta pesquisa foram as mesmas de seus colegas ouvintes, corroborando resultados de pesquisas realizadas por outros autores sobre o mesmo tema. Desse modo, temos como principais referenciais teóricos Carvalho (2012), Luccas, Chiari e Goulart (2012), que realizaram pesquisas na área do processamento da leitura com alunos surdos, assim como Quadros (1997) que desenvolve estudos sobre a aquisição de língua portuguesa para esses alunos e a proposta bilíngue na sala de aula.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo hacer una investigación de los aspectos de la enseñanza de lengua portuguesa para alumnos sordos en dos escuelas de la ciudad de Jaguarão RS. Para eso, se realizó entrevistas con profesores, intérpretes y equipo directiva de esas escuelas municipales que atienden la demanda, a fin de identificar los conocimientos de los profesores a cerca de la lengua de señales y de sus actividades y la relación con los alumnos sordos en el salón de clase. Además de eso, se aplicó un teste de competencia lectora, que se basó en el SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – en una clase de la escuela Padre Pagliani que atiende un alumno sordo en una clase con oyentes. Los resultados mostraron que las dificultades de lectura presentadas por la alumna sorda acompañada en esta investigación fueron las mismas de sus compañeros oyentes, corroborando resultados de investigaciones realizados por otros autores sobre la misma temática. De esto modo, tenemos como principales referenciales teóricos Carvalho (2012), Luccas, Chiari e Goulart (2012) que realizaron investigaciones en el área de los procesamientos de lectura con alumnos sordos, así como Quadros (1997) que desarrolló estudios sobre la adquisición de lengua portuguesa para esos alumnos y la propuesta bilingüe en el salón de clase.
Palavras-chave: Inclusão
Leitura
Surdez
Inclusión
Lectura
Sordez
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ALMEIDA, Rafaelli Lakman. Inclusão, surdez e leitura: possibilidades e desafios no ensino regular. 63p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3645
Data do documento: 30-Jan-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelliLakmanAlmeida2014.pdfRafaelli Lakman Almeida 2014581.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.