Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: La formación docente y la participación en proyectos de investigación y extensión
Autor(es): Faria, Denise Ferreira de
Primeiro Orientador: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
1° Membro da banca: Fernández, Ana Lourdes Da Rosa Nieves
2° Membro da banca: Mendes, Sandro Martins Costa
Resumo: El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la formación de los licenciados en Letras Portugués/Español y respectivas literaturas, de la “Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA-Campus Jaguarão” (más específicamente sobre mi formación) los cuales en su proceso de graduación tuvieron la oportunidad de participar de proyectos de investigación y extensión. Para tal reflexión serán utilizados los siguientes autores que reflexionan sobre la formación de profesores de lengua española: Boéssio (2010) Rinaldi (2006, 2011). Bien como autores como Pimenta (2005) y Tardif (2000, 2010) que discuten sobre los saberes necesarios para la docencia. También serán puntuados algunos aspectos que demarcan la trayectoria de la formación de los alumnos; creación de la universidad en esta región de frontera; asignaturas y proyectos de investigación y extensión. Este trabajo traerá la reflexión a partir de las descripciones y reflexiones de mis prácticas personales en los proyectos de investigación y extensión de los cuales participé.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação dos licenciados em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Jaguarão (mais especificamente sobre a minha formação) os quais em seu processo de graduação tiveram a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão. Para tal reflexão serão utilizados os seguintes autores que refletem sobre a formação de professores de língua espanhola: Boéssio (2010), Rinaldi (2006, 2011). Bem como autores como Pimenta (2005) e Tardif (2000, 2010) que discutem sobre os saberes necessários para a docência. Também serão pontuados alguns aspectos que demarcam a trajetória da formação dos alunos; criação da Universidade nesta região de fronteira; disciplinas e projetos de pesquisa e extensão. Este trabalho irá trazer uma reflexão a partir das descrições e reflexões de minhas práticas pessoais nos projetos de pesquisa e extensão dos quais participei.
Palavras-chave: Formación docente
Enseñanza
Investigación
Extensión
Formação docente
Ensino
Pesquisa
Extensão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: spa
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: FARIA, Denise Ferreira de. La formación docente y la participación en proyectos de investigación y extensión. 29p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3643
Data do documento: 12-Jul-2011
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeniseFerreiradeFaria2011.pdf203.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.