???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3638
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Pedagogia dos multiletramentos na educação integral
Autor(es): Domingues, Aline Moura
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
Coorientador: Vieira, Maurício Aires
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
Resumo: O presente estudo originou-se a partir do Programa de Educação Tutorial (PET)- Pedagogia e está vinculado à Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão/RS. A pesquisa central é o fracasso/sucesso escolar na Educação Básica, de Jaguarão/RS, tornando por base os dados de avaliação de desempenho escolar divulgados pelo IDEB. Para pesquisar o porquê desse fracasso e do sucesso escolar desse município iniciaram-se observações nas escolas. Simultaneamente, quando se iniciou as observações, estava em andamento um programa na escola, conhecido como Programa Mais Educação (PME), que foi e está sendo implantado com o intuito de iniciar uma política rumo à Educação Integral. A partir do momento em que se conhece o que é, qual a intencionalidade e a finalidade do programa, parte-se para os macrocampos. De acordo com o Caderno Passo a Passo (s.d), o PME é composto por 10 (dez) macrocampos, sendo que a pesquisa ficará restrita ao Acompanhamento Pedagógico, em Letramento/Alfabetização. O interesse na oficina adveio de uma série de dificuldades observadas na execução de oficinas ministradas por três colaboradores, em uma escola municipal de Jaguarão/RS. Entre essas dificuldades, pode-se citar alunos com faixas etárias e anos/séries diversos, falta de um planejamento, alguns colaboradores desistiam de ministrar as atividades, entre outros. Para contribuir com a escola e o programa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em que se aplicou um questionário com 10 (dez) sujeitos envolvidos, para investigar se conheciam o PME. Após esse diagnóstico, surgiu o interesse em pesquisar o letramento, mais especificamente, o multiletramento, com o intuito de verificar se há atividades especificas para trabalhar o multiletramento no 6° ao 9° ano, na perspectiva da Educação Integral, nas escolas públicas de Jaguarão/RS. Caso não as encontrasse, seria proposta uma atividade para ser trabalhada com o multiletramento no PME. Como arcabouço teórico, recorreu-se aos teóricos: Ribeiro (1950), Teixeira (1962). Rojo e Moura (2012), Soares (2006; 2009), Bakhtin (2013), Moll (2009), entre outros. Os resultados dos questionários apontaram que a maioria dos sujeitos desconheciam o PME, o qual gerou a iniciativa de se criar um grupo de estudos com a temática e o I Seminário Internacional da Educação Integral na Fronteira, organizado pelo PET-Pedagogia. Com relação a atividades, sobre multiletramento, estas estão circulando, por exemplo, em Rojo e Moura (2012), mas não encontrou-se direcionadas para o PME. Diante disso, propôs-se o protótipo: gênero biografia/facebook.
Abstract: El presente estudio origina-se a partir del Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogía y está vinculado a la Universidade Federal do Pampa, Ciudad Jaguarão/RS. La pesquisa central es el fracaso/suceso escolar en la Educación Básica, de Jaguarão/RS, tornando por base los dados de evaluación de lo desempeño escolar divulgados pelo IDEB. Para pesquisar el porqué de ese fracaso y del suceso escolar de eso municipio iniciarán-se observaciones en las escuelas. Simultáneamente, cuando se inició las observaciones, estaba en andamiento un programa en la escuela, conocido como el Programa Mais Educação (PME), que fue y está siendo implantado con el intuito de iniciar una política rumo a la Educación Integral. A partir del momento en que se conoce lo que es, cual la intencionalidad y la finalidad del programa, parte-se para los macrocampos. De acuerdo con el Caderno Passo a Passo (s.d), el PME es compuesto por 10 macrocampos, siendo que la presente pesquisa se quedará restricta al acompañamiento pedagógico, en Letramientó/Alfabetización. Lo interés en la taller advino de una serie de dificultades observadas en la ejecución de talleres ministradas por tres colaboradores, en una escuela municipal de Jaguarão/RS. Entre esas dificultades, pode-se citar alumnos con fayas etarias y anos/series diversos, falta de un planeamiento, algunos colaboradores desistían de ministrar las actividades, entre otros. Para contribuir con la escuela y el programa, utilizó se dé una pesquisa bibliográfica, de naturaleza cualitativa en que se aplicó un cuestionario con 10 (diez) sujetos envueltos, para investigar se conocían el PME. A pues ese diagnóstico surge con el interese en pesquisar el letramientó, más específicamente el multiletramento, con el intuito de se verificar se hay actividades especificas para trabajar o multiletramento no 6° al 9° ano, en la perspectiva de la Educación Integral, en las escuelas públicas de Jaguarão/. Caso no fue posible, será propuesta una actividad para ser trabajada con el multiletramento no PME. Cómo suporte teórico, recorrerse a los teóricos: Ribeiro (1950), Teixeira (1962). Rojo e Moura (2012), Soares (2006; 2009), Bakhtin (2013), Moll (2009), entre otros. Los resultados Del cuestionario apuntaran que la mayoría de los sujetos desconocía el PME, lo cual giro una iniciativa de se criar un grupo de estudios para la temática y o I Seminario Internacional da Educación Integral en la Frontera, organizado por el PET-Pedagogía. Con relación no hay actividades sobre el multiletramento, estas están circulando por ejemplo, en Rojo y Moura (2012), más no encuéntrese direccionadas para el PME. Luego, propuse el prototipo: género biografía/facebook.
metadata.dc.subject: Multiletramento
Programa Mais Educação
Protótipos
Multiletramento
Programa Más Educación
Prototipos
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: DOMINGUES, Aline Moura. Pedagogia dos multiletramentos na educação integral. 57p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3638
metadata.dc.date.issued: 6-Feb-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AlineMouraDomingues2014.pdfAline Moura Domingues 20143.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???