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dc.contributor.advisor1Marozo, Luís Fernando da Rosa-
dc.creatorMedeiros, Fyama da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-22T11:01:33Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.available2019-01-22T11:01:33Z-
dc.date.issued2015-01-30-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fyama da Silva. A leitura de Morte e vida Severina em HQ. 45p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3637-
dc.description.abstractAunque ha sido atribuido varios rótulos a las distintas producciones en cómics, el término novela gráfica ha sido usado para definir las adaptaciones en cómics, trayendo consigo mismo la idea de que es también un texto literario. En la adaptación literaria en cómics Morte e Vida Severina e presencia el texto integral de João Cabral de Melo Neto que dialoga con los signos icónicos producidos por el adaptador. Esa relación de signos icónicos (color, trazo, globos, cuadros, etc.) revela la interpretación de las imágenes poéticas suscitada por el poema fuente. En consecuencia, sugiero una lectura en la cual los cómics son otra forma de arte y no literatura. Ocurre que al adaptar de un lenguaje poético y literario para el lenguaje icónico de los cómics, el adaptador recrea imágenes icónicas cargadas de símbolos y metáforas visuales particulares de los cómics. Así, los cómics por poseer una progresión cuadro a cuadro, que le confiere la función de contar historias a partir de la relación entre los signos verbales e icónicos, hace con que posea un lenguaje autónomo que dialoga con la literatura y otras artes, pero guarda una identificación. Es justamente esa identidad visual que será leída en ese trabajo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Teixeira (cristianeteixeira@unipampa.edu.br) on 2019-01-21T18:16:17Z No. of bitstreams: 1 FyamadaSilvaMedeiros2014a.pdf: 1062911 bytes, checksum: d3520304286b47ca697c68059a48fdfa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-01-22T11:01:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FyamadaSilvaMedeiros2014a.pdf: 1062911 bytes, checksum: d3520304286b47ca697c68059a48fdfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-22T11:01:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FyamadaSilvaMedeiros2014a.pdf: 1062911 bytes, checksum: d3520304286b47ca697c68059a48fdfa (MD5) Previous issue date: 2015-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectNovelapt_BR
dc.subjectHistória e quadrinhospt_BR
dc.subjectMelo Neto, João Cabral de, 1920-1999. Morte e vida Severinapt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectNovelapt_BR
dc.subjectHistoria y cómicspt_BR
dc.subjectMelo Neto, João Cabral de, 1920-1999. Morte e vida Severinapt_BR
dc.titleA leitura de Morte e vida Severina em HQpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Faveri, Rodrigo Borges de-
dc.contributor.referee2Rückert, Gustavo Henrique-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoApesar dos vários rótulos que se tem atribuído às diversas produções em quadrinhos, o termo novela gráfica tem sido usado para definir as adaptações literárias em quadrinhos, trazendo consigo a ideia de que é também um texto literário. Na adaptação literária em quadrinhos Morte e Vida Severina presencia-se o texto integral de João Cabral de Melo Neto que dialoga com os signos icônicos produzidos pelo adaptador. Essa seleção de signos icônicos (cor, traço, balões, quadros, etc.) revela a interpretação das imagens poéticas suscitadas pelo poema fonte. Nesse sentido, sugiro uma leitura na qual os quadrinhos são outra forma de arte e não literatura. Ocorre que ao adaptar uma linguagem poética e literária para a linguagem icônica dos quadrinhos, o adaptador recria imagens icônicas carregadas de símbolos e metáforas visuais particulares das histórias em quadrinhos (HQs) e produz outro texto passível de produzir uma leitura distinta da leitura do poema. Assim, os quadrinhos por possuírem uma progressão quadro a quadro, que lhe confere a função de contar histórias a partir da relação entre os signos verbais e icônicos, faz com que possua uma linguagem autônoma que dialoga com a literatura e outras artes, mas guarda uma identificação. É justamente essa identidade visual que será lida nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

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