Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3631
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Crianças com síndrome de down: a procura de inclusão na educação básica
metadata.dc.creator: Martins, Joseane Miranda dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Moser, Denise Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Romeu, Daniel Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Knorr, Verônica Juliana Quevedo Costa
metadata.dc.description.resumo: A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética causada por um cromossomo a mais no par 21, chamada trissomia 21. Com essa alteração genética, as crianças com SD possuem características físicas diferentes, que as distinguem das outras crianças. Diante disso, se irá investigar o que é preciso para que haja a inclusão de crianças portadoras da Síndrome de Down na Educação Básica. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando alguns autores como: Souza, Milane e Rodrigues (2012); Leite (s.d); Limas (s.d); Gil (2005); Batista e Mantoan (2007); Silva (2009) e alguns documentos oficiais como: Declaração Mundial de Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem (DECLARAÇÃO MUNDIAL PARA TODOS, 1998); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL - 2012) e, por fim, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL - 2014). Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em 16 escolas da rede municipal, estadual e particular do município de Jaguarão/RS. Os resultados obtidos foram muito animadores, visto que algumas escolas estão preocupadas com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de deficiências. Com isso, observa-se que não são a maioria das escolas as responsáveis pela não inclusão dos portadores da Síndrome de Down. Muitos pais, por acharem que os filhos com SD não terão condições de estudar, tentam afastá-los do convívio escolar regular, colocando-os direto nas APAES.
Abstract: El síndrome de Down es una alteración genética causada por un cromosomo a más en el par 21, llamada trissomia 21. Con esa alteración genética, los niños con SD poseen características físicas diferentes, que las distinguen de los otros niños. Delante de eso, se irá investigar lo que es preciso para que haga la inclusión de niñas portadoras del Síndrome de Down en la Educación Básica. Para tanto, fue hecha una pesquisa bibliográfica utilizando algunos autores como: Souza, Milane e Rodrigues (2012); Leite (s.d); Limas (s.d); Gil (2005); Batista y Mantoan (2007); Silva (2009) y algunos documentos oficiales como: Declaração Mundial de Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem (DECLARAÇÃO MUNDIAL PARA TODOS, 1998); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL - 2012) y, por fin, las Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL - 2014). Además de eso, fue hecha una pesquisa de campo, en 16 escuelas de la rede municipal, estadual y particular de lo municipio de Jaguarão/RS. Los resultados obtenidos, eran muy animadores, visto que algunas escuelas están preocupadas con el desenvolvimiento y el aprendizaje de los alumnos portadores de deficiencias. Con eso, observa-sé que no son la mayoría de escuelas las responsables por la inclusión de los portadores da Síndrome de Down. Muchos padres, por acharen que lo hijos con SD no tendrán condiciones de estudiar, tratando de conducirlos del convivio escolar regular, colocando-os directo en las APAES.
Keywords: Síndrome de Down
Inclusão
Educação
Síndrome de Down
Inclusión
Educación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: MARTINS, Joseane Miranda dos Santos. Crianças com síndrome de down: a procura de inclusão na educação básica. 85p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3631
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseaneMirandadosSantosMartins2015.pdfJoseane Miranda dos Santos Martins 20156,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.