???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3628
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Uma proposta de intervenção com o homem agressor a partir da perspectiva dos direitos humanos
Autor(es): Magalhães, Diogo Sousa
Primeiro Orientador: Cunha, Vagner Silva da
1° Membro da banca: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo traçar uma proposta de intervenção com homens agressores a partir de uma revisão da literatura científica, analisando as relações de gênero com foco no homem que comete violência conjugal, bem como as possibilidades e dificuldades de intervenção sobre esta problemática pautando todo o trabalho nas perspectivas dos Direitos Humanos. Para tanto, fizemos uma pesquisa nas bases de dados da Scielo para através da busca achar artigos que nos dessem a base para uma proposta de intervenção efetiva. Partimos de uma perspectiva histórica para que possamos entender a origem das relações de gênero passando pelo comportamento do homem agressor buscando o entendimento do que leva esse homem a cometer as agressões. Foram analisados diversos artigos com o intuito de debater essa temática que se tornou um problema de saúde pública, em específico, de saúde da mulher. Com esse estudo entendemos a necessidade de mudar um movimento de naturalização da violência conjugal, assim como mudar o padrão da sociedade que vivemos, que é extremamente patriarcal. Apesar de sabermos que as mulheres estão com seus direitos legalmente garantidos, a sociedade ainda age com o entendimento de que a mulher é inferior ao homem. Outra questão importante que é levantada durante o trabalho é que a violência pode ser transgeracional e apreendida pelas pessoas que conviveram com esse tipo de comportamento na infância. Não buscamos esse argumento como justificativa para um comportamento, mas apenas como parte de um entendimento maior. Mesmo estando consciente de que o assunto ainda requer mais estudos, não podemos deixar de ressaltar a importância do estudo dessa temática como forma melhoria das políticas públicas na área dos direitos humanos.
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo trazar una propuesta de intervención con hombres agresores a partir de una revisión de la literatura científica, analizando las relaciones de género con foco en el hombre que comete violencia conyugal, así como las posibilidades y dificultades de intervención sobre esta problemática pautando todo el trabajo en las perspectivas de los derechos humanos. Para ello, hicimos una investigación en las bases de datos de Scielo a través de la búsqueda encontrar artículos que nos dieran la base para una propuesta de intervención efectiva. Partimos desde una perspectiva histórica para que podamos entender el origen de las relaciones de género pasando por el comportamiento del hombre agresor buscando el entendimiento de lo que lleva a ese hombre a cometer las agresiones. Se analizaron diversos artículos con el propósito de debatir esta temática que se convirtió en un problema de salud pública, en específico, de salud de la mujer. Con ese estudio entendemos la necesidad de cambiar un movimiento de naturalización de la violencia conyugal, así como cambiar el patrón de la sociedad que vivimos, que es extremadamente patriarcal. A pesar de saber que las mujeres están con sus derechos legalmente garantizados, la sociedad aún actúa con el entendimiento de que la mujer es inferior al hombre. Otra cuestión importante que se plantea durante el trabajo es que la violencia puede ser transgeneracional y aprehendida por las personas que convivieron con ese tipo de comportamiento en la infancia. No buscamos este argumento como justificación para un comportamiento, sino sólo como parte de un entendimiento mayor. Aunque es consciente de que el asunto aún requiere más estudios, no podemos dejar de subrayar la importancia del estudio de esta temática como forma mejorada de las políticas públicas en el área de los derechos humanos.
metadata.dc.subject: Gênero
Direitos Humanos
Patriarcalismo
Homem Agressor
Género
Derechos humanos
patriarcado
Hombre Agresor
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
metadata.dc.identifier.citation: MAGALHÃES, Diogo. Uma proposta de intervenção com o homem agressor a partir da perspectiva dos direitos humanos. 16p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3628
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DiogoSousaMagalhaes2015.pdfDiogo Sousa Magalhães 2015337.98 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???