Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3625
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Possibilidade de estimular a autonomia e desenvolver a cidadania através do ensino da História Local desde a Educação Infantil
Autor(es): Corrêa, Beatriz dos Santos
Primeiro Orientador: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Rolt, Clóvis da
Resumo: O presente trabalho justifica-se pelo interesse em possibilitar o uso da história local como ponto de partida para a promoção da autonomia e da cidadania. Desta forma, é possível inserir as crianças em atividades que lhes permitam desenvolver suas capacidades e exercer seus direitos, ressaltando que a educação é o primeiro passo para a liberdade e assim possibilitando que cada pessoa exercite seus direitos, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. Este trabalho foi desenvolvido com crianças de idade entre 4 e 5 anos, matriculadas na turma de Pré 2 do turno da manhã de uma escola municipal de Jaguarão, entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2014. A pesquisa possui como objetivo mostrar e instigar as educadoras sobre a possibilidade de trabalhar em sala de aula, especialmente, na Educação Infantil, temas mais complexos aproveitando todas as potencialidades das crianças bem como sua curiosidade e espontaneidade.
Abstract: Este estudio se justifica por el interés en la promoción de una manera lúdica la posibilidad de utilizar la historia local como punto de partida para la promoción de la autonomía y la ciudadanía. De esta manera, se puede introducir a los niños en actividades que les permitan desarrollar sus capacidades y ejercer sus derechos, haciendo hincapié en que la educación es el primer paso hacia la libertad y lo que permite que cada persona ejerza sus derechos según lo establecido en la Constitución de 1988. Esta investigación es el tipo de participante y fue desarrollado con los niños de 4 y 5 años, inscritos en el turno de mañana de la clase Pre 2 de un Jaguarão escuela municipal, entre los meses de noviembre y diciembre de 2014. Investigación tiene el objetivo de mostrar y de instigar los educadores acerca de la posibilidad de trabajar en el aula, sobre todo en el jardín de infantes, los temas más complejos utilizando todo el potencial de los niños y su curiosidad y espontaneidade.
Palavras-chave: Educação Infantil
Cidadania
História Local
Autonomia
Educación Infantil
Ciudadanía
Historia Local
Autonomía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
Citação: CORRÊA, Beatriz dos Santos. Possibilidade de estimular a autonomia e desenvolver a cidadania através do ensino da História Local desde a Educação Infantil. 16p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3625
Data do documento: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BeatrizdosSantosCorrêa2015.pdfBeatriz dos Santos Corrêa 2015271,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.