Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3599
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: A educação não formal dos movimentos negros e feministas para a efetivação dos direitos humanos: a universalização nas questões de raça e gênero
metadata.dc.creator: Quadrado, Beatriz Floôr
metadata.dc.contributor.advisor1: Ávila, Carla
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Alan Dutra de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo analisa e discute sobre a história da população negra no Brasil, especificamente o feminino. Uma observação que se remete ao período da escravidão, e teorias racialistas do século XIX que marcaram o corpo e os rumos sociais para construções de estereótipos negativos que levam a um processo de rejeição e aceitação de si mesmo, corpo, religião, cultura e história. Levando-se a pensar sobre possíveis influências dos Direitos Humanos para com a mulher negra, no que tange a justiça, projetos, ações e educação. Em um debate específico sobre a universalização nos Direitos Humanos e a incoerência de se abarcar as diversidades culturais e sociais. E então a percepção dos movimentos negros, e de mulheres negras, para a efetivação para seus direitos, consciência da negritude, valorização da raça, e um meio de educação não formal em Direitos Humanos para uma autonomia na concretização da dignidade. Apontando seus objetivos e realizações na luta negra.
Abstract: This study analyzes and discusses the history of black people in Brazil, specifically the female. A note that refers to the period of slavery, and racialist theories that marked the body and social directions for the construction of negative stereotypes that lead to a process of rejection and acceptance of self, body, religion, culture and history. Taking to think about possible influences of Human Rights towards black women, as it pertains to justice, projects, actions and education. In a specific debate on the universal human rights and inconsistency to encompass the cultural and social diversity. And then the perception of black movements, and black women, for the realization for their rights, awareness of blackness, race recovery, and a means of non-formal education in human rights for autonomy in the embodiment of dignity. Pointing your goals and achievements in the black struggle.
Keywords: Mulher Negra
Direitos Humanos
Universalização
Educação Não formal
Movimentos Sociais
Black Women
Human Rights
Universalization
No formal education
Social Movements
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
Citation: QUADRADO, Beatriz Floôr. A educação não formal dos movimentos negros e feministas para a efetivação dos direitos humanos: a universalização nas questões de raça e gênero. 33p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3599
Issue Date: 14-Mar-2014
Appears in Collections:Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BeatrizFloorQuadrado2014.pdfBeatriz Floôr Quadrado 2014419,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.