Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3589
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A deficiência sob o olhar dos direitos humanos
Autor(es): Barreto, Nilda Martina Oliveira
Primeiro Orientador: Luz, Aline
metadata.dc.contributor.referee1: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: O presente artigo tem o intuito de realizar uma análise sobre as deficiências, considerando os desafios para os Direitos Humanos. Nesta perspectiva, realiza no primeiro momento, uma análise como ao longo da história a sociedade desenvolveu atitudes de exclusão e desamparo com as pessoas com deficiências, tais atitudes reforçadas pelas nomenclaturas discriminatórias e pejorativas. Posteriormente mostrar-se-á, que atualmente já está havendo uma mudança no tratamento deste sujeito, principalmente através do reconhecimento dele como um cidadão, sujeito de direitos e deveres. O Estado, o Poder público e a relação existente na inclusão do deficiente como ser atuante e contribuinte no mundo do trabalho, lazer, saúde, educação, família. Pretende-se desmistificar a deficiência com a inclusão, integração do deficiente no seu lugar de direito. Perceber a possibilidade de inclusão social desse sujeito de forma integradora e total. Por fim, argumenta-se, como os direitos humanos podem potencializar a defesa da causa dos deficientes.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo realizar un análisis de las deficiencias, teniendo en cuenta los retos para los Derechos Humanos. En esta perspectiva, se celebra el primer tiempo, un análisis de cómo a lo largo de la historia la compañía ha desarrollado actitudes de exclusión y desamparo con personas con discapacidad, como mejoradas por las actitudes discriminatorias y clasificaciones peyorativas. Más tarde se mostrarán - que en la actualidad ya está teniendo un cambio en el tratamiento de este tema, sobre todo a través de su reconocimiento como ciudadano, sujeto de derechos y deberes. El Estado existente, la autoridad pública y respeto en la inclusión de los pobres y cómo ser colaboradores activos en el mundo del trabajo, el ocio, la salud, la educación, la familia. Se tiene la intención de desmitificar la discapacidad con la inclusión, deficiente integración en el lugar que merece. Darse cuenta de la posibilidad de la inclusión de este tema de forma integral y global. Por último, se argumenta cómo los derechos humanos pueden reforzar la defensa de la causa de las personas con discapacidad.
Palavras-chave: Deficiência
Direitos
Diversidade
Cidadania
Integração
Inclusão
Sociedade
Derechos
Discapacitad
Diversidad
Ciudadanía
Integración
Inclusión
Sociedad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
Citação: BARRETO, Nilda Martina Oliveira. A deficiência sob o olhar dos direitos humanos. 25p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3589
Data do documento: 14-Fev-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NildaMartinaOliveiraBarreto2014.pdfNilda Martina Oliveira Barreto 2014263,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.