???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3587
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: A dependência química como manifestação da questão social e os desafios para os direitos humanos
Autor(es): Pepe, Priscila Soares
Primeiro Orientador: Luz, Aline
1° Membro da banca: Silva, Alice Leoti
Resumo: O presente artigo tem como proposta realizar, através de um estudo bibliográfico, uma análise da dependência química, considerando sua conjuntura na questão social e os desafios para os Direitos Humanos. Nesta perspectiva, realiza no primeiro momento, um paralelo dos conceitos de dependência química e algumas considerações do seu caráter repressivo e punitivo. Posteriormente trabalha sobre o viés da questão econômica e suas interfaces, na qual apresentam como características a exclusão, desigualdade social e inúmeras manifestações da violência. Nesse contexto, apresenta um histórico das políticas públicas brasileiras para a prevenção e tratamento do uso de substâncias psicoativas, respaldados na legislação vigente. Por fim, elucida a ação dos Direitos Humanos, proporcionando a discussão dos conceitos de cidadania e dignidade humana no desenvolvimento da sociedade.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo realizar un análisis de la dependencia química, teniendo en cuenta su situación en las cuestiones sociales y los desafíos para los Derechos Humanos. En esta perspectiva, se celebra el primer tiempo, una serie de conceptos paralelos de la dependencia y algunas consideraciones de su represiva y punitiva. Posteriormente trabaja en el sesgo de la economía y sus interfaces, que presentan características como la exclusión, la desigualdad social y numerosas manifestaciones de violencia. Con base en esta perspectiva, traza un aparato histórico de las políticas públicas brasileñas para su afrontamiento, respaldados por la ley. Por último, aclara la acción de los Derechos Humanos, que proporciona un análisis de los conceptos de ciudadanía y de la dignidad humana en el desarrollo de la sociedad.
metadata.dc.subject: Dependência Química
Políticas Públicas
Direitos Humanos
Dependencia Química
Políticas Públicas
Derechos Humanos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
metadata.dc.identifier.citation: PEPE, Priscila Soares. A dependência química como manifestação da questão social e os desafios para os direitos humanos. 27p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3587
metadata.dc.date.issued: 14-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
PriscilaSoaresPepe2014.pdfPriscila Soares Pepe 2014325.23 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???