Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3587
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: A dependência química como manifestação da questão social e os desafios para os direitos humanos
metadata.dc.creator: Pepe, Priscila Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Luz, Aline
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alice Leoti
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como proposta realizar, através de um estudo bibliográfico, uma análise da dependência química, considerando sua conjuntura na questão social e os desafios para os Direitos Humanos. Nesta perspectiva, realiza no primeiro momento, um paralelo dos conceitos de dependência química e algumas considerações do seu caráter repressivo e punitivo. Posteriormente trabalha sobre o viés da questão econômica e suas interfaces, na qual apresentam como características a exclusão, desigualdade social e inúmeras manifestações da violência. Nesse contexto, apresenta um histórico das políticas públicas brasileiras para a prevenção e tratamento do uso de substâncias psicoativas, respaldados na legislação vigente. Por fim, elucida a ação dos Direitos Humanos, proporcionando a discussão dos conceitos de cidadania e dignidade humana no desenvolvimento da sociedade.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo realizar un análisis de la dependencia química, teniendo en cuenta su situación en las cuestiones sociales y los desafíos para los Derechos Humanos. En esta perspectiva, se celebra el primer tiempo, una serie de conceptos paralelos de la dependencia y algunas consideraciones de su represiva y punitiva. Posteriormente trabaja en el sesgo de la economía y sus interfaces, que presentan características como la exclusión, la desigualdad social y numerosas manifestaciones de violencia. Con base en esta perspectiva, traza un aparato histórico de las políticas públicas brasileñas para su afrontamiento, respaldados por la ley. Por último, aclara la acción de los Derechos Humanos, que proporciona un análisis de los conceptos de ciudadanía y de la dignidad humana en el desarrollo de la sociedad.
Keywords: Dependência Química
Políticas Públicas
Direitos Humanos
Dependencia Química
Políticas Públicas
Derechos Humanos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
Citation: PEPE, Priscila Soares. A dependência química como manifestação da questão social e os desafios para os direitos humanos. 27p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3587
Issue Date: 14-Mar-2014
Appears in Collections:Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PriscilaSoaresPepe2014.pdfPriscila Soares Pepe 2014325,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.