Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3579
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Encceja na evasão escolar da EJA: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Acosta, José Leonel de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Vitor Hugo Veppo, Burgardt
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Juliana Ribeiro da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo identificar como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) contribui para a evasão escolar dos alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, em Santana do Livramento – RS. Devido à necessidade de compreender a teoria que envolve o tema estudado, utilizou-se os seguinte itens no referencial teórico: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), O ENCCEJA e suas características e a Evasão Escolar no Brasil. Visando atender aos objetivos proposto neste estudo, a abordagem foi qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, adotando-se o método do estudo de caso com observação participante. Como fonte de coleta de dados utilizou-se o questionário e a observação, efetuadas nas salas de aula dos alunos da modalidade EJA e também aos professores da área estudada, e os dados secundários disponibilizados pela secretaria da escola. A análise dos dados foi efetuada através da análise de conteúdo. Ao final deste estudo foi possível identificar que as causas da evasão escolar na modalidade EJA são influenciadas por diversos fatores, como sociais, econômicos, culturais e outros, e também pela “concorrência” da modalidade do ENCCEJA, pois este exame oferece maior facilidade aos alunos em obter a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e médio, contribuindo assim para mais uma causa do abandono das salas de aula, pois se constatou que os alunos aprovados nessa modalidade receberão o certificado de conclusão sem precisar terminar as aulas na modalidade EJA.
Abstract: This study had the objective of identifying how the National Exam for the Certification of Youth Skills (ExameNacionalparaCertificação de Competências de Jovens, or ENCCEJA) contributes to the evasion of students of the Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos, or EJA) modality from the CyrinoLuiz de Azevedo State High School (EscolaEstadual de EnsinoMédioCyrinoLuiz de Azevedo). Due to the need of understanding the theory that involves the present subject, the following items were used for theoretical reference: the Youth and Adult Education (EJA), the ENCCEJA and its characteristics, and School Dropout in Brazil. Aiming to answer the objectives proposed in this study, the approach was qualitative, of exploratory and descriptive character, adopting the method of case study with participant observation. As sources of data collect, a quiz and observation were used, both performed in the classrooms with students of the EJA modality, as well as with the educators of the studied area and the secondary data made available by the High School secretary. The analysis of the data was performed through interpretative analysis. With the resulting analysis it was possible to identify that the causes of school dropout in the EJA modality are influenced by several factors, of social, economic and cultural nature, among others, as well as by the “competition” presented by the ENCCEJA modality, due to the fact that this exam makes it easier for the students to obtain the certification in the levels of conclusion pertaining to both elementary school and high school, thus contributing to yet another cause of drop out, for it was verified that the students that are approved in this modality will receive a certificate without finishing their classes in the EJA modality.
Keywords: ENCCEJA
EJA
Evasão Escolar
Alunos
School Dropout
Students
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: ACOSTA, José Leonel de Azevedo. ENCCEJA na evasão escolar da EJA: um estudo de caso. 21p. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3579
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PRONTO.pdfTCC José Leonel de Azevedo Acosta - 2018291,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.