Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3571
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos graus de democracia digital: um estudo sobre canais de participação do governo eletrônico sobre o olhar da comunidade acadêmica de uma universidade federal
Autor(es): Lima, Letícia Silva de
Primeiro Orientador: Costa, Camila Furlan da
1° Membro da banca: Corso, Khatiane Benedetti
2° Membro da banca: Goularte, Jeferson Luis Lopes
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os graus de democracia digital, sobre quatro canais de participação, do governo eletrônico com base na percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa. Partindo do referencial teórico, busca-se possíveis noções sobre participação política, de modo que possa ser compreendido a ampliação da participação pela utilização da internet. Fomentando a necessidade de criação de novos espaços para canais que ampliassem a interação entre governo e sociedade. Foram expostos conceitos sobre democracia digital e seus graus de participação, criando a possibilidade de mensuração dos níveis dos canais do governo eletrônico. O artigo adotou uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória descritiva, delineamento definido como estudo de casos múltiplos. A realização da coleta de dados foi fragmentada em três partes: análise documental; exploração/avaliação e questionário aberto. As coletas foram analisadas de acordo com perfil interpretativo e triangulação de dados. Os canais analisados foram o Portal da Transparência do Governo Federal, Participa.BR, E-cidadania e E-democracia, sendo correlacionados com os graus de democracia digital. Foi ressaltado pela comunidade acadêmica as seguintes dificuldades: falta de divulgação dos canais e o entendimento da linguagem técnica, resultando em uma participação pouco ativa em comparação com os objetivos dos canais.
Abstract: Éste presente artículo objetiva analizar a los grados de democracia digital en cuatro canales de participación del gobierno electrónico con base en la percepción de la comunidad académica de la Universidade Federal do Pampa. Desde el referencial teórico se busca posibles nociones sobre la participación política, de manera que se pueda comprender la ampliación de la participación vía internet. Se fomenta la necesidad de crearse nuevos espacios para los canales que amplíen la interacción entre gobierno y sociedad. Foram expuestos conceptos sobre democracia digital y sus grados de participación, se crea la posibilidad de mensurar los niveles de los canales del gobierno electrónico. El artículo adoptó una investigación cualitativa, de naturaleza exploratoria-descriptiva, con delineamiento definido el estudio de casos múltiples. La realización de la coleta de datos fue fragmentada en tres partes: análisis documental; exploración/evaluación y cuestionario abierto. Las coletas fueron analizadas de acuerdo con el perfil interpretativo y triangulación de datos. Los canales utilizados fueron Portal da Transparência do Governo Federal, Participa.BR, E-cidadania e E-democracia, correlacionados con los grados de democracia digital. Fue resaltado por la comunidad académica las siguientes dificultades: ausencia en la divulgación de los canales y del entendimiento del lenguaje técnico, que resulta en una participación poco activa en comparación con los objetivos de los canales.
Palavras-chave: Democracia Digital
Canais
Participação
E-participação
Governo Eletrônico
Democracia Digital
Canales
Participación
E-participación
Gobierno Electrónico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: LIMA, Letícia Silva de. Análise dos graus de democracia digital: um estudo sobre canais de participação do governo eletrônico sobre o olhar da comunidade acadêmica de uma universidade federal. 32p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3571
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Leticia S - Gestao Publica - 2018.pdfTCC Letícia Silva de Lima - 2018730.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.