Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3570
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Crises na gestão pública hospitalar: narrativa histórica da Santa Casa de Misericórdia de Sant'Ana do Livramento
metadata.dc.creator: Cavalheiro, Diahy Ayres Fagundes
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Cappellari, Gabriela
metadata.dc.contributor.referee2: Matta, Isabela Braga da
metadata.dc.description.resumo: Historicamente crises são enfrentadas por diversas instituições hospitalares em todo o país, seja pela falta de capacidade operacional ou por dificuldades financeiras e a estas instituições é atribuído o papel de ineficiência em seus serviços de saúde e gestão. As crises inevitavelmente acabam por atingir todos os níveis de uma instituição e levando em consideração este aspecto, é que o presente trabalho tem por objetivo verificar o enfrentamento dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia do município de Santana do Livramento/RS perante as adversidades vividas pela entidade. Para tanto, o método utilizado foi história oral no qual foram utilizados relatos e narrativas de cinco funcionários que estão há mais de dez anos na instituição. Os principais resultados encontrados demonstram as contradições vivenciados pelos funcionários, pois apesar de reconhecerem as dificuldades que as crises impõem às rotinas de trabalho e à qualidade de vida no trabalho. Os funcionários sentem-se parte da instituição, trabalham amando aquilo que fazem e a percebem como uma instituição poderosa e importante para a sociedade local e regional.
Abstract: Las crisis históricas son enfrentadas por diversas instituciones hospitalarias en todo el país, ya sea por la falta de capacidad operativa, o por dificultades financieras, ya estas instituciones, se atribuye el papel de ineficiencia en sus servicios de salud y gestión. Las crisis inevitablemente acaban por alcanzar todos los niveles de una institución, y teniendo en cuenta este aspecto, es que el presente trabajo tiene por objetivo verificar el enfrentamiento de los funcionarios de la Santa Casa de Misericordia del municipio de Santana de la liberación ante las adversidades vividas por la entidad. Para ello, el método utilizado fue el de historia oral, donde se utilizaron relatos y narrativas de cinco funcionarios de la institución. Los principales resultados encontrados fueron que a pesar de las dificultades los funcionarios se sienten parte de la institución, trabajan a amam lo que hacen y la perciben como una institución poderosa e importante para la sociedade local y regional.
Keywords: Crises
Gestão Hospitalar
Enfrentamento
História oral
Crisis
Gestión
Afrontamiento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: CAVALHEIRO, Diahy Ayres Fagundes. Crises na gestão pública hospitalar: narrativa histórica da Santa Casa de Misericórdia de Sant'Ana do livramento/RS. 14p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3570
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Diahy Fagundes versão final pdf 12.12.pdfTCC Diahy Ayres Fagundes Cavalheiro - 2018453,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.