Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3561
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma leitura de inocência: a visão nada inocente do papel da mulher no regional
metadata.dc.creator: Costa, Jéssica Biltches
metadata.dc.contributor.advisor1: Marozo, Luís Fernando da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Geice Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Maria Élia Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa a predominância da visão patriarcal e cristã sobre o feminino no espaço regional a partir do romance Inocência de Visconde de Taunay. A literatura, como defende António Cândido, é resultado de um sistema político, cultural e social que nos permite relacionar o universo ficcional com a realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é partir do meu lugar de leitora, enquanto mulher advinda de um espaço regional, tanto no âmbito da construção ficcional idealizada quanto pela repercussão em minha experiência/vivência para refletir as marcas da tradição. Neste sentido, através da personagem Pereira, que representa o espaço regional e os valores religiosos em contraponto com a personagem Cirino, que representa uma visão urbana e cientificista, encontra-se a personagem Inocência que pelo silêncio e pelas marcas de vigia demonstram o papel da mulher naquele universo regional. Assim, a escolaridade pode contribuir para a mudança de papéis sociais de gênero que se apresenta entre a leitora e a personagem Inocência.
Abstract: El presente trabajo analiza la predominancia de la visión patriarcal y cristiana sobre el femenino en el espacio regional a partir de la novela Inocencia de Visconde de Taunay. La literatura para António Cândido és un sistema político, cultural e social que nos permite que entienda la realidade. El objetivo de ese trabajo es partir de mi lugar de lectora, en cuanto una mujer proveniente de un espacio regional, tanto en el ámbito de la construcción ficcional idealizada, cuanto por la repercusión en mi experiencia/vivencia para reflexionar las marcas de la tradición. En este sentido, través del personaje Pereira, que representa el espacio regional y los valores religiosos en contrapunto con el personaje Cirino, que representa una visión urbana e cientificista, se encuentra el personaje Inocencia que por el silencio y por las marcas de la vigía demuestran el papel de la mujer en aquel universo regional. Así, la escolaridad puede contribuir para el cambio de los papeles sociales de género que se presentan entre la lectora y el personaje Inocencia.
Keywords: Literatura
Gênero
Regional
Inocência
Literatura
Genero
Regional
Inocencia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: COSTA, Jéssica Biltches. Uma leitura de inocência: a visão nada inocente do papel da mulher no regional. 43p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3561
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JéssicaBiltchesCosta2018.pdfJéssica Biltches Costa 2018423,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.