???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3560
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Corso, Kathiane Benedetti-
dc.creatorPires, Matheus Costa Simões-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:42:06Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2019-01-10T11:42:06Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationPIRES, Matheus Costa Simões. O governo federal e suas interações digitais: uma análise da comunicação estratégica nas redes sociais Facebook e Twitter. 19p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3560-
dc.description.abstractLas instituciones públicas han buscado ampliar sus canales de comunicación a través del uso de Internet, con énfasis en las redes sociales virtuales. De esta nueva forma del Gobierno se refieren a los ciudadanos surge el Gobierno Electrónico, más recientemente llamado el Gobierno Digital. En este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo general identificar la forma de comunicación y participación utilizada por el Gobierno Federal en su página de Facebook y su perfil de Twitter. Para lograr este objetivo, se realizó una investigación cualitativa mediante el análisis de las categorías de contenidos publicados por el Gobierno Federal en sus redes sociales Facebook y Twitter. Las publicaciones se clasificaron, con base en Barros y Miola (2015), entre Transparencia; Accountability; Participación; Prestación de servicios; Propaganda o Otros, este último se subdividió por el investigador en la Conciencia y la sensibilización; Consejos; Clarificación y Reconocimiento y premios. Hubo una encuesta de datos secundarios, a través del monitoreo diario de las publicaciones en Facebook y Twitter del Gobierno Federal, entre los meses de septiembre y noviembre de 2018. La investigación encontró que el Gobierno de Brasil adopta diferentes estrategias de comunicación en Facebook y Twitter, dado que la Propaganda prevalece en las publicaciones de Facebook y la Transparencia es el punto culminante en los mensajes de Twitter. Además, se encontró que se observó más interacción entre los usuarios en publicaciones con un tema no explorado por el Gobierno Federal, tanto en Facebook como en Twitter, lo que señala una necesidad de cambio en la estrategia comunicativa de ambas redes sociales virtual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectGoverno federalpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectRedes socialespt_BR
dc.subjectComunicación públicapt_BR
dc.subjectGobierno federalpt_BR
dc.titleO governo federal e suas interações digitais: uma análise da comunicação estratégica nas redes sociais Facebook e Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID031768700-00pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0541535366437976pt_BR
dc.contributor.referee1Goularte, Jeferson Luis Lopes-
dc.contributor.referee2Cassanego Jr. , Paulo Vanderlei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268510307155862pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoAs instituições públicas têm buscado ampliar seus canais de comunicação por meio do uso da internet, com destaque às redes sociais virtuais. A partir dessa nova forma do Governo relacionar-se com os cidadãos surge o Governo Eletrônico, mais recentemente chamado de Governo Digital. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral identificar a forma de comunicação e participação utilizada pelo Governo Federal em sua página no Facebook e seu perfil no Twitter. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise das categorias dos conteúdos postados pelo Governo Federal em suas redes sociais Facebook e Twitter. As publicações foram classificadas, com base em Barros e Miola (2015), entre Transparência; Accountability; Participação; Prestação de serviços; Propaganda ou Outros, esta última foi subdividida pelo pesquisador em Conscientização e sensibilização; Dicas; Esclarecimentos e Reconhecimento e premiação. Realizou-se um levantamento de dados secundários, mediante acompanhamento diário das publicações no Facebook e Twitter do Governo Federal, dentre os meses de setembro e novembro de 2018. A pesquisa constatou que o Governo do Brasil adota estratégias de comunicação diferentes no Facebook e no Twitter, tendo em vista que a Propaganda prevalece nas publicações do Facebook, e a Transparência é o destaque nas postagens do Twitter. Além disso, verificou-se que ocorreu mais interação dos usuários em publicações com tema pouco explorado pelo Governo Federal, tanto no Facebook quanto no Twitter, o que sinaliza uma necessidade de mudança na estratégia comunicativa de ambas as redes sociais virtuais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ARTIGO Versão Final.pdfTCC Matheus Costa Simões Pires - 2018954.04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???