Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3557
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguas
metadata.dc.creator: Avila, Fabio Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Schneider, Vítor Jochims
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Geice Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Giane Rodrigues dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente em Língua Espanhola, realizado em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, na qual são utilizadas técnicas de edição cartonera como ferramenta pedagógica para o ensino de produção textual. Inicialmente, são apresentados os conceitos orientadores de uma abordagem comunicativa do ensino de língua estrangeira que fundamentaram a prática docente. Num segundo momento, é apresentado um panorama histórico do movimento cartonero, explicando sua origem e seus possíveis efeitos na sala de aula. Em seguida, são apresentados relatos dos primeiros contatos com a instituição de ensino bem como das práticas de docência em que são utilizadas as técnicas de edição de livros cartoneros. Ao final, retomamos o referencial teórico para analisar alguns textos produzidos por alunos e questionar a produtividade das técnicas cartoneras como ferramentas pedagógicas criadoras de situações comunicativas.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia docente en Lengua Española, realizado en clases de primero año de la Enseñanza Media, en la cual son utilizadas técnicas de edición cartonera como herramienta pedagógica para la enseñanza de producción textual. Inicialmente, son presentados los conceptos orientadores de un abordaje comunicativo de enseñanza de lengua extranjera que fundamentaron la práctica docente. En un segundo momento, es presentado un panorama histórico del movimiento cartonero, explicando su origen y sus posibles efectos en la clase de lenguas. En seguida, son presentadas noticias de los primeros contactos con la institución de enseñanza bien como de las prácticas de docencia en que son utilizadas las técnicas de edición de los libros cartoneros. Al final, retomamos las referencias teóricas para analizar algunos textos producidos por los alumnos y cuestionar la productividad de las técnicas cartoneras como herramientas pedagógicas criadoras de situaciones comunicativas.
Keywords: Cartonagem
Abordagem comunicativa
Produção textual
Cartonaje
Abordaje comunicativo
Producción textual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: ÁVILA, Fabio Vieira. Cartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguas. 77p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3557
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabioVieiraAvila2018.pdfFabio Vieira Avila 20183,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.