???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3547
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Crédito consignado dos aposentados do regime geral da previdência social no brasil: uma análise da adesão de 2008 a 2017
metadata.dc.title.alternative: Payroll-deductible loans from the general social security scheme in Brazil: an analysis of the membership from 2008 to 2017
Autor(es): Dornelles, Maria Fabiana Libanes
Primeiro Orientador: Juliani, Lucélia Ivonete
1° Membro da banca: Roncato, Patricia Eveline dos Santos
2° Membro da banca: Sopeña, Mauro Barcellos
Resumo: O presente trabalho busca mostrar a adesão por crédito consignado dos aposentados e os pensionistas do Regime Geral da Previdência Social do Brasil, durante o período dos anos de 2008 a 2017. Para tal análise, o referencial teórico aborda a perspectiva histórica do crédito mostrando sua evolução, tanto a nível internacional, como a nível de Brasil, enfatizando etapas importantes como a implementação do Plano Real e a ascensão elevada do crédito no ano de 2003. Conceitua-se também o crédito consignado, mostrando como ocorreu a sua adesão e qual sua importância para os aposentados e pensionistas do INSS. Metodologicamente optou-se pelo método bibliográfico e documental, a partir de bases de dados do governo. A análise dos dados se deu através de atualização de valores com ferramentas de engenharia econômica, instrumentos da matemática financeira, os quais possibilitaram analisar o processo de introdução do crédito no Brasil. Descobriu-se que os aposentados e pensionistas adquirem empréstimos para suprir suas necessidades pessoais e para ajudar sua família, sendo os juros baixos fatores atrativos para os mesmos. Ressalta-se ainda que os aposentados refinanciam seus empréstimos, estando sempre com algum em andamento.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo mostrar el número de miembros con préstamos de nómina para los jubilados y pensionistas de la Seguridad Social General de Brasil, durante el período de los años 2008 a 2017. Para este análisis, el marco teórico se refiere a la perspectiva histórica de crédito que muestra su evolución tanto a nivel internacional como a nivel de Brasil, haciendo hincapié en los pasos importantes como la implementación del plan real y el alto aumento del crédito en 2003. su concepto es también los créditos de nómina, mostrando como lo hizo su afiliación y qué usted debe cuidar para los jubilados y pensionados del INSS. Metodológicamente, optamos por el método bibliográfico y documental, a partir de bases de datos gubernamentales. El análisis de datos se realiza a través de los valores de actualización con herramientas de ingeniería económica, instrumentos de matemáticas financieras, lo que hizo posible el análisis del crédito del proceso de introducción en Brasil. Se encontró que los jubilados reciben préstamos para satisfacer sus necesidades personales y para ayudar a su familia, y los factores de interés bajas atractivas para ellos. Es de destacar que los jubilados refinanciar sus préstamos, estar siempre con alguna en curso.
metadata.dc.subject: Crédito consignado
Aposentados e pensionistas
Payroll loans
Retirees and pensioners
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: DORNELLES, Maria Fabiana Libanes. Crédito consignado dos aposentados do regime geral da previdência social no brasil: uma análise da adesão de 2008 a 2017. Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3547
metadata.dc.date.issued: 17-Dec-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Maria Fabiana Libanes Dornelles - 2018.pdf1.32 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???