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dc.contributor.advisor1Gonzaga, José Guilherme Franco-
dc.creatorFagundes, Cláudia de Cássia Duarte Fagundes-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:31:58Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-10T11:31:58Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Cláudia de Cássia Duarte. Um estudo sobre o fechamento das escolas do campo no 3º subdistrito do Município de Dom Pedrito - RS. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3546-
dc.description.abstractThis work aims to analyze some of the social impacts of the closure of the Carlos Coradini School, Condominio Xavier, Encruzilhada, Ernesto da Silva Mota, Menote Machado, Vacaiqua I, Vacaiqua III, and Rita Bittencourt being nucleated in the Municipal Rural School of Primary Education Sucessão dos Moraes. The methodology used for data collection was the use of interviews and research with subjects who lived or experienced the reality of the field. Through these data, it was noticed that there were several reasons for the closure of Field Schools. With the reports, however, it was possible to perceive that the justifications presented by the public power do not represent the reality. One of the reasons explained for the closing of a School of the Field would be to provide better teaching quality, but this did not happen. What can be seen, even today, are children leaving for the road at 4 o'clock in the morning and, when they arrive at school, they can not stay awake due to fatigue. It is evidenced that school transportation routes increase the time of students on the roads to Escola Pole. The reports of the teachers of the field enabled us to verify the importance for the life of the students and the community of multisite schools. A fact generated by the closure of the Campo Schools is the increase in the rural exodus, since many families moved to the city, not because they did not want to stay, but because their children needed to study. Great difficulties are also faced because Schools do not have complete elementary education. It was also noticed in the interviews that the municipality was looking for models of Schools and nucleations in cities such as Santa Maria and Ijuí, in which the minifundios prevail, different from the reality of the municipality of Dom Pedrito that has large latifundios and roads of difficult access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectNucleaçãopt_BR
dc.subjectFechamento de escolas do campopt_BR
dc.subjectField Schoolspt_BR
dc.subjectNucleationpt_BR
dc.subjectClosing of the field schoolspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o fechamento das escolas do campo no 3º subdistrito do município de Dom Pedrito - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, José Guilherme Franco-
dc.contributor.referee2Sá Brito, Andréia Nunes-
dc.contributor.referee3Neves, Jonas Anderson Simões das-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar alguns dos impacto sociais do fechamento das Escola Carlos Coradini, Condominio Xavier, Encruzilhada, Ernesto da Silva Mota, Menote Machado, Vacaiqua I, Vacaiqua III, Rita Bittencourt sendo nucleadas na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes. A metodologia empregada para a coleta de dados foi o uso de entrevistas e pesquisa com sujeitos que vivenciam ou vivenciaram a realidade do campo. Através destes dados, percebeu-se que foram vários os motivos para o fechamento de Escolas do Campo. Com os relatos, entretanto, foi possível perceber que as justificativas apresentadas pelo poder público não representam a realidade. Uma das razões explicitadas para o fechamento de uma Escola do Campo seria proporcionar melhor qualidade de ensino, porém isso não aconteceu. O que se nota, ainda hoje, são crianças partindo para a estrada às 4 horas da madrugada e, ao chegarem à Escola, não conseguem permanecer acordadas devido ao cansaço. Evidencia-se que as rotas do transporte escolar aumentam o tempo de estudantes nas estradas até a Escola Pólo. Os relatos das professoras do campo nos possibilitaram verificar a importância para a vida dos estudantes e da comunidade de escolas multisseriadas. Um fato gerado pelo fechamento das Escolas do Campo é o aumento do êxodo rural, pois muitas famílias se transferiram para a cidade, não porque não quisessem ficar, mas sim porque seus filhos necessitavam seguir os estudos. Grandes dificuldades também são enfrentadas porque as Escolas não possuem ensino fundamental completo. Percebeu-se também nas entrevistas que o município foi buscar modelos de Escolas e nucleações em cidades como Santa Maria e Ijuí, nas quais prevalecem os minifúndios, diferente da realidade do município de Dom Pedrito que possui grandes latifúndios e estradas de difícil acesso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

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CLAUDIA DE CASSIA DUARTE FAGUNDES.pdfCLAUDIA DE CASSIA DUARTE FAGUNDES 20181.59 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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