Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3527
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A gestão de pessoas na secretaria de obras de Santana do Livramento para a eficiência administrativa
Other Titles: The management of people in the Santana do Livramento works department for administrative efficiency
metadata.dc.creator: Prigol, Fabio
metadata.dc.contributor.advisor1: Matta, Isabela Braga da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mygre Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Ubal, Valentina Ortiz
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem como objetivo descrever a gestão de pessoas na Secretaria de Obras do município de Santana do Livramento/RS, para a eficiência administrativa. Para desenvolver a presente pesquisa utilizou-se como método estudo de caso, pelo qual se analisou a referida Organização Pública, em particular, o setor administrativo, em que se buscou verificar o modelo de gestão com base nos modelos já existes, e os processos de gestão de pessoas. Como técnica de pesquisa foi utilizada a descritiva, com um viés qualitativo, com entrevista semiestruturada e com dois roteiros de entrevistas, um voltado para o gestor e outro para os servidores para levantamento dos dados primários. Como coleta dos dados foi feita uma análise documental e de maneira complementar uma observação participante. Os resultados da pesquisa mostram que a secretaria utiliza um modelo de gestão mais próximo do modelo burocrático, não possui um modelo estruturado de maneira formal de gestão de pessoas. Como sugestão a indica-se a criação de um roteiro formal de procedimentos e a criação de um manual para gestão de pessoas na secretaria tendo como base os manuais existentes na esfera privada. E como sugestão para estudos futuros ser replicado em outras Prefeituras.
Abstract: This research aims to describe the management of people in the Secretariat of Works of the municipality of Santana do Livramento / RS, for administrative efficiency. In order to develop the present research, a case study method was used to analyze the said Public Organization, in particular, the administrative sector, in which it was sought to verify the management model based on the existing models, and the processes of people management. As a research technique, descriptive was used, with a qualitative bias, with a semi-structured interview and two interview scripts, one for the manager and the other for the servers for the primary data collection. As data collection was done a documentary analysis and in a complementary way a participant observation. The results of the research show that the secretariat uses a management model that is closer to the bureaucratic model, does not have a formally structured model of people management. As a suggestion, the establishment of a formal procedural roadmap and the creation of a manual for people management in the secretariat, based on the existing manuals in the private sphere, are indicated. And as a suggestion for future studies to be replicated in other prefectures.
Keywords: Gestão de pessoas
Modelos de gestão
Administração pública
People management
Management models
Public administration
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: PRIGOL, Fabio. A gestão de pessoas na secretaria de obras de Santana do Livramento para a eficiência administrativa. Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3527
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Prigol - 2018.pdf609,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.