Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3505
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: A importância da imagem para o turismo: o caso de Jaguarão/RS
metadata.dc.creator: Silva, Amanda Busch da
metadata.dc.contributor.advisor1: Fischer, Vanessa Eliza
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Alexandre Caldeirão
metadata.dc.contributor.referee2: Farinha, Alessandra Buriol
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo analisa a imagem da cidade de Jaguarão-RS, na perspectiva de turistas e comunidade local a fim de proporcionar reflexões sobre a importância do desenvolvimento da imagem turística positiva em um plano estratégico. Para atingir os objetivos deste trabalho foi conduzido um levantamento de dados através da free elicitation, esta metodologia busca identificar as percepções dos respondentes de maneira prática e objetiva, sem que o seu pensamento seja influenciado. Este estudo permite identificar as impressões dos participantes sobre a imagem turística de Jaguarão. Entende-se que a influência positiva da imagem turística local poderá aumentar o fluxo de visitantes no município. Este trabalho também foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica para embasamento do tema proposto, e metodologia qualitativa para coletar e analisar os dados a fim reconhecer percepções sobre a imagem turística local. Com base nos dados levantados pode-se identificar alguns elementos marcantes sobre a atual imagem da cidade. Consequentemente, estas análises podem servir de fundamento para um futuro plano estratégico de turismo para o município de Jaguarão.
Abstract: This paper analyzes the image of Jaguarão-RS city, from two perspectives tourists and local community in order to provide reflections about the importance of developing a positive tourist image for a strategic plan. To achieve the objectives of this research, a data collection was conducted through a free elicitation. This methodology intends to identify the respondents’ perceptions in a practical and objective way, without external influence. This study allows to identify the participants’ impressions about Jaguarão’s touristic image. It is understood that a positive tourist image may increase the flow of visitors in the city. Also, this paper was developed through bibliographic research to support the subject topic, and qualitative methodology to collect and analyze the data in order to recognize the local tourist image. Based on the collected data it was possible to identify some important elements about the city’s current image. Consequently, these analyzes can be basis for a strategic tourism plan for Jaguarão.
Keywords: Turismo
Imagem turística
Planejamento turístico
Jaguarão, RS
Tourism
Tourist image
Tourist Planning
Jaguarão, RS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
Citation: SILVA, Amanda Busch da. A importância da imagem para o turismo: o caso de Jaguarão/RS. 21p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3505
Issue Date: 28-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmandaBuschdaSilva2018.pdfAmanda Busch da Silva 2018537,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.