Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3503
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Gestão do turismo de fronteira: uma investigação em Jaguarão e região leste do Uruguai
Autor(es): Reyes, Antonio Ricardo Menna Barreto
Primeiro Orientador: Silva, Adriana Pisoni da
1° Membro da banca: Farinha, Alessandra Buriol
2° Membro da banca: Silva, Alice Leoti
Resumo: O turismo é um setor da economia que abrange outros setores de forma indireta, se tornando assim um precursor de fomento de desenvolvimento territorial. O presente trabalho visa investigar as ações e perspectivas de desenvolvimento do turismo na região de Jaguarão em direção à região leste do Uruguai. Sendo assim, a proposta justifica-se pela necessidade de estudos que reflitam sobre as possibilidades de integração em prol de um turismo transfonteiriço, ou seja, fazer com que o turismo seja de forma regional na fronteira, neste caso exemplificado por Jaguarão e a região Leste da República Oriental do Uruguai. Para tanto, os objetivos específicos são investigar se há ações integradas entre Jaguarão e os departamentos da região leste que possibilitem e incentivem o turismo transfronteiriço. Além disso, pesquisar a visão dos gestores públicos a respeito desta perspectiva; entender a proposta de criação de um Corredor Cultural entre a região da fronteira sul do Rio Grande do Sul, incluindo Jaguarão, e a região leste do Uruguai. Na metodología foi utilizada uma entrevista com o gestor de turismo de Jaguarão e um questionário com o gestor de Cerro Largo. Como resultados pode observar que existe a preocupação dos gestores em fomentar a suas regiões e agregar valorização aos projetos já desenvolvidos.
Resumen : O turismo y un sector da economía que abarca otros sectores indirectamente, convirtiéndose así en un precursor del desarrollo del desarrollo territorial. El presente trabajo busca investigar las acciones y perspectivas de desarrollo del turismo en la región de Jaguarão hacia la región este de Uruguay. Para ello, los objetivos específicos son investigar si hay acciones integradas entre Jaguarão y los departamentos de la región este que posibiliten el turismo transfronterizo. Además, investigar la visión de los gestores públicos acerca de esta perspectiva; entender la propuesta de creación de un Corredor Cultural entre la región de la frontera sur de Rio Grande do Sul, incluyendo Jaguarão, y la región este de Uruguay. En la metodología se utilizó una entrevista con el gestor de turismo de Jaguarão y uncuestionario con el gestor de Cerro Largo. Como resultados puede observar que existe la preocupación de los gestores en fomentar a sus regiones y agregar valorización a los proyectos ya desarrollados.
Palabras clave : Fronteira
Turismo
Jaguarão, RS
Frontera
Turismo
Yaguarón, RS
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
Citación : REYES, Antonio Ricardo Menna Barreto. Gestão do turismo de fronteira: uma investigação em Jaguarão e região leste do Uruguai. 22p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3503
Fecha de publicación : 29-ago-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AntonioRicardoMennaBarretoReyes2018.pdfAntonio Ricardo Menna Barreto Reyes 2018751.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.