Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3478
metadata.dc.type: Relatório Crítico-Reflexivo
Title: Relações de gênero em foco : com a palavra as alunas e os alunos do quarto ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Driéle Luize Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
metadata.dc.contributor.referee2: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Fabiane Ferreira da
metadata.dc.description.resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é o resultado da pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande, que apresentavam situações através da fala, que precisavam ser problematizadas. Inicialmente, apresenta-se a “Trajetória da Pesquisa”, logo após os capítulos de revisão: “A constituição do conceito de gênero” que possibilita um panorama de algumas ações que constrói o conceito de gênero; “Gênero e Educação” que aborda os entrelaçamentos existentes nessas temáticas; Posteriormente, o “Procedimento Metodológico”, que levou em consideração a abordagem da pesquisa intervencionista do tipo pedagógica, descrevendo a intervenção a partir de diferentes atividades, explicitando seu embasamento teórico e apresentando os instrumentos da coleta de dados, que foram a observação e análise documental. Os sujeitos desta intervenção, foram as/os alunas/os que cursaram o quarto ano do Ensino Fundamental no ano de 2017 na escola municipal Pedro Carlos Peixoto Primo. O procedimento de análise textual discursiva utilizado para análise de dados desta pesquisa resultou nas seguintes categorias: “Binarismos de gênero e as suas repercussões para a educação que trata principalmente do modo de ser menino e menina; “É possível discutir gênero na sala de aula? Tecendo algumas possibilidades na prática pedagógica” que contempla as diferentes atividades que foram desenvolvidas possibilitando a abordagem da temática. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.
Abstract: This Critical-Reflective Report is the result of the research that had as objective to problematize the gender relations from the speeches of the students and students, with a view to understanding what they say / think about the subject. This objective was built from the speech of the students and students of the fourth year of elementary school at the Carlos Peixoto Primo school in the city of Rio Grande, who presented situations through speech that needed to be problematized. Initially, the "Research Trajectory" is presented, after the revision chapters: "The constitution of the concept of gender", which allows a panorama of some actions that builds the concept of gender; "Gender and Education" that addresses the intertwining existing in these issues; Subsequently, the "Methodological Procedure", which took into account the approach of interventionist research of the pedagogical type, describing the intervention from different activities, explaining its theoretical basis and presenting the instruments of data collection, which were observation and documentary analysis . The subjects of this intervention were the pupils who attended the fourth year of elementary school in the year 2017 at the municipal school Pedro Carlos Peixoto Primo. The procedure of discursive textual analysis used for data analysis of this research resulted in the following categories: "Gender binarisms and their repercussions for education that deals mainly with the way of being a boy and a girl; "Is it possible to discuss gender in the classroom? Weaving some possibilities in pedagogical practice "that contemplates the different activities that were developed allowing the approach of the theme. The results showed that with the intervention, children began to question gender issues in their own speeches as well as those of other children, but it is still seen that many patterns that are imposed by society are present in the speeches and their behaviors.
Keywords: Relações de gênero
Problematização
Pesquisa-intervenção
Gender Relationships
Problematization
Intervention research
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação
Citation: SILVA, Driéle Luize Souza da. Relações de gênero em foco : com a palavra as alunas e os alunos do quarto ano do ensino fundamental. 84p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3478
Issue Date: 18-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DrieleLuizeSouzadaSilva2018.pdfDriele Luize Souza da Silva 20181,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.