Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3467
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Trabalho do assistente social: um recorte para a democratização de informações aos alunos do ensino médio de São Borja
Autor(es): Brandão, Gabriel da Silva
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
2° Membro da banca: Ferreira, José Wesley
Resumo: As desigualdades sociais são e sempre foram uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas sociedades. No Brasil não foi diferente e se revelou sempre de maneira muito forte nas relações sociais. Com o transcorrer do tempo e com o advento da Constituição Federal de 1988 a assistência social pode firmar-se como um mecanismo capaz de realizar ações redutoras das desigualdades. A partir disso, buscou-se o enfrentamento da questão social no âmbito estudantil. Sendo no presente trabalho um breve exposição no aparato histórico no que se refere ao ensino superior. A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB), a preocupação dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis em criar uma política voltada aos acadêmicos das universidades com o objetivo de evitar a evasão dessas instituições, desencadeando a criação do Fórum Nacional de Pró Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), sendo encarregado este de discutir e elaborar, propondo ao Ministério da Educação (MEC), uma proposta de política de assistência estudantil. Com as transformações na sociedade brasileira no que refere-se a democratização da educação, foram criadas programas que ampliaram a promoção do acesso e inclusão gratuitos em instituições públicas de nível superior. A ênfase deste trabalho ao discorrer sobre o estágio supervisionado em Serviço Social na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da experiência adquirida através dos conhecimentos absorvidos, na construção de documentos (Plano de Estágio, Análise Institucional, Relatório de Estágio, Projeto de Intervenção e Diários de Campo) que serviram como embasamento na construção deste trabalho. A importância do projeto de intervenção na comunidade escolar de ensino médio da região de São Borja, visando disseminar informações cruciais que sensibilizem os usuários garantindo seus direitos como cidadão.
Resumen : Las desigualdades sociales son y siempre han sido una de las mayores dificultades que enfrentan las empresas. En Brasil no fue diferente y ha demostrado ser muy fuerte en forma de relaciones sociales. Con el elapse de tiempo y con el advenimiento de la Constitución Federal de 1988, los servicios sociales puede establecerse como un mecanismo capaz de llevar a cabo acciones de reducción de las desigualdades. Desde allí, trató de lidiar con la cuestión social bajo. Siendo en el presente trabajo el punto culminante en el aparato histórico con respecto a la educación superior. La promulgación de la ley de directrices y Bases de la educación nacional de 1996 (LDB), la preocupación de los decanos de estudiantes y asuntos de la comunidad en la creación de una política orientada a académicos de universidades con el fin de evitar la elusión de estas instituciones, provocando la creación de un foro nacional de Pro rectores de asuntos comunitarios y estudiantes (FONAPRACE), estando a cargo de éste para discutir y elaborar, proponer al Ministerio de Educación (MEC), una propuesta de política de asistencia estudiantil. Con la transformación de la sociedad brasileña en lo que se refiere a la democratización de la educación, los programas fueron creados para aumentar la promoción del acceso a y la inclusión gratuita en las instituciones públicas. El énfasis de este trabajo a explayarse sobre la práctica supervisada en Servicio Social en la oficina del decano de asuntos estudiantiles y de comunidad (PRAEC), la experiencia adquirida a través del conocimiento absorbido en la construcción de documentos (prácticas Plan, análisis institucional, investigación, intervención diseño y diarios de campo) que sirve como fundamento en la construcción de esta obra. La importancia del proyecto de intervención en la comunidad escolar de la región de São Borja, con el fin de difundir información crítica que alertara a los usuarios para garantizar sus derechos como ciudadano.
Palabras clave : Serviço Social
Assistência social
Ensino Superior
Servicio social
Asistencia social
Educación superior
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : BRANDÃO, Gabriel da Silva. Trabalho do assistente social: um recorte para a democratização de informações aos alunos do ensino médio de São Borja. 2014. 74p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3467
Fecha de publicación : 31-mar-2014
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriel da Silva Brandão 2014.pdf915.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.