???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3466
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: “Conhecer para exigir” - o direito das gestantes frente à institucionalização do parto: uma análise da vivência teórico-prática do estágio em serviço social no Hospital Ivan Goulart
Autor(es): Bianchi, Flávia Roberta Vezzosi
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Pessôa, Elisângela Maia
2° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o período de estágio supervisionado em Serviço Social realizado no Hospital Ivan Goulart, dando ênfase em como foi constituído o projeto de intervenção intitulado “Conhecer para exigir” realizado com as gestantes. A relevância do trabalho está em problematizar as atividades desenvolvidas no projeto, pois foi possível dar voz as usuárias, trazendo a tona o que estas percebem sobre o PHPN, desta maneira possibilitando discutir uma demanda que inúmeras vezes passa despercebida em nosso cotidiano e que é de extrema importância e diz respeito a todos os cidadãos. Na decorrer do trabalho utilizou-se o método dialético-crítico e suas categorias totalidade, historicidade, contradição e mediação. Como metodologia utilizou-se, levantamento bibliográfico em artigos, livros, teses, dissertações, etc. e levantamento documental em leis, políticas, estatutos, entre outros, tanto na forma impressa como via internet; e principalmente os documentos como o diário de campo e análise institucional resultantes da experiência no campo de estágio e supervisões acadêmicas, os quais deram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Optou-se pela análise de conteúdo de Bardin como técnica de análise dos dados obtidos. O trabalho está estruturado de seguinte forma: primeiramente é apresentado um apanhado da maternidade desde a antiguidade, os programas/leis que surgiram até culminar no PHPN. Em seguida, relata-se as demandas postas ao cotidiano do assistente social no HIG, dando foco ao projeto de intervenção já citado anteriormente, onde é dado uma maior abrangência as falas e ao aprendizagem que decorreram deste. A partir da análise, fez-se algumas sínteses conclusivas, tornou-se possível apreender os meandros da profissão, suas especificidades, dificuldades e estratégias de intervenção, verificou-se a necessidade de atuação do assistente social na área da saúde, assim como a importância do acesso a informações as usuárias referente ao Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, como também na intervenção em outras demandas emergentes.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar el período de prueba supervisado en Trabajo Social realizado en el Hospital Ivan Goulart, con énfasis en la forma en que se hizo el proyecto de intervención titulada "Conocer a exigir", realizado con las mujeres embarazadas. La relevancia de la obra está en tela de juicio las actividades desarrolladas en el proyecto porque era posible dar la voz a los usuarios, con lo que fuera lo que notarás en el PHPN, permitiendo así analizar una demanda que muchas veces pasa desapercibido en nuestra vida cotidiana y que es extremadamente importante y preocupaciones de todos los ciudadanos. En el transcurso del trabajo se utiliza el método dialéctico-crítico y su todas las categorías, la historicidad, la contradicción y la mediación. Se utilizó la metodología, la literatura en artículos, libros, tesis, tesinas, etc. y el trabajo de archivo en leyes, políticas, estatutos, entre otros, tanto en forma impresa y por Internet; y especialmente los documentos como diario de campo institucional y el análisis resultante de la experiencia en el campo de la formación y la supervisión académica, que dio subsidios para el desarrollo del trabajo. Optamos por el análisis de contenido de Bardin como una técnica analítica de los datos. El trabajo se estructura de la siguiente manera: en primer lugar, presentó un panorama general de la maternidad desde la antigüedad, los programas / leyes que surgieron culminando en PHPN. A continuación, se presenta a las demandas planteadas trabajador social todos los días a HIG, dando énfasis al proyecto de intervención se ha mencionado anteriormente, que se da un mayor margen de las líneas y el aprendizaje que ha tenido lugar esta. A partir del análisis, hubo algunas síntesis finales, se hizo posible comprender los entresijos de la profesión, sus particularidades, dificultades y estrategias de intervención, hay una necesidad de acción para la asistencia social en salud, y la importancia acceso a la información de los usuarios en relación con el Programa de Humanización del prenatal y el parto, así como la asistencia en otras demandas emergentes.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Saúde
Humanização dos serviços de saúde
Grávidas
Servicio social
Salud
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: BIANCHI, Flávia Roberta Vezzosi. “Conhecer para exigir” - o direito das gestantes frente à institucionalização do parto: uma análise da vivência teórico-prática do estágio em serviço social no Hospital Ivan Goulart. 2015. 78p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3466
metadata.dc.date.issued: 28-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Flávia Roberta Vezzosi Bianchi 2015.pdf949.57 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???