Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3460
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencial
Other Titles: Use of information and communication technologies in the presentary higher education
metadata.dc.creator: Conte, Renata Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordenonzi, Walkiria Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Bulegon, Ana Marli
metadata.dc.contributor.referee2: Fialho, Vanessa Ribas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) utilizadas pelos professores do Curso de Administração da Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento. As TIC têm sido apontadas como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, porém é pouco o que se sabe sobre essa mediação realizada no ensino superior. Este trabalho busca identificar os benefícios que o uso das diferentes ferramentas de TIC possibilita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e docentes e traz as percepções desses professores sobre as dificuldades e as facilidades que o uso das TIC trazem ao processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com o corpo docente atuante no curso no semestre corrente: 2017/1. Inicialmente foi feita uma revisão literária com o objetivo de mostrar a utilização das tecnologias e depois é feita uma discussão a partir das falas dos professores e percepções obtidas por meio da entrevista realizada. Após a análise dos resultados, conclui-se que os recursos mais explorados são: a apresentação de aulas através de slides e data show e o uso da plataforma Moodle como apoio. Como resultados percebe-se que falta maior emprego de outras possibilidades do uso das tecnologias, sugere-se utilização de softwares educativos ou de simulações, aplicativos, grupos de discussão em redes sociais, simulações práticas de conteúdos abordados em sala de aula.
Abstract: This work presents an investigation about the Information and Communication Technologies (ICT) used by the professors of the Administration Course of the Federal University of Pampa - Campus Santana do Livramento. ICTs have been identified as facilitators in the teaching and learning process, but little is known about this mediation carried out in higher education. This work seeks to identify the benefits that the use of different ICT tools makes possible in the teaching and learning process of students and teachers and brings the perceptions of these teachers about the difficulties and facilities that the use of ICT brings to the teaching and learning process in classroom. The research was carried out based on the qualitative approach, through interviews teachers in the course in the current semester: 2017/1. Initially a literary review was done with the purpose of showing the use of the technologies and then a discussion is made based on the teachers' statements and perceptions obtained through the interview. After analyzing the results, we conclude that the most explored resources are: the presentation of classes through slides and data show and the use of the Moodle platform as support. As results, it is noticed that there is a lack of use of other possibilities of the use of technologies, the use of educational software or simulations, applications, discussion groups in social networks, practical simulations of content addressed in the classroom could be used.
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação
Ensino Superior
Ensino-Aprendizagem
Information and Communication Technology
Teaching and Learning
Higher Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Outro
metadata.dc.publisher.initials: OUTRO
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.publisher.program: Outros
Citation: CONTE, Renata Cristina. Uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencial. Artigo apresentado para conclusão do curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (EAD). Santa Maria: UFSM, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3460
Issue Date: 24-Jun-2017
Appears in Collections:Trabalhos Acadêmicos Apresentados em Outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Cristina Conte - 2017.pdf290,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.