Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3456
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O serviço social no Hospital Ivan Goulart: possibilidades e limites na efetivação da política nacional de humanização
Autor(es): Almeida, Maria Ohara Vargas
Primeiro Orientador: Villar, Véra Lúcia Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Etcheverry, Daniel Angel Burgueno
Resumo: Através de uma análise dialética crítica objetivou-se neste Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social, apresentando de forma clara e estrutural, o trabalho das Assistentes Sociais no Hospital Ivan Goulart (HIG) apontando as possibilidades e os limites na efetivação da Política Nacional de Humanização (PNH). Nesse sentido buscou-se apresentar inicialmente de forma cronológica e breve, o histórico do desenvolvimento e alguns princípios balizadores do Serviço de Saúde Pública incorporando ações de prevenção, como a Politica de Humanização, mostrando algumas ações e projetos realizados em hospitais gaúchos. Logo a seguir apresenta-se o Serviço Social, o Hospital Ivan Goulart e o Serviço Social, a Sintese de Experiência da Vivência do Campo e os resultados encontrados através da aplicação do Projeto de Intervenção com um questionário de perguntas específicas no intuito de conhecer as demandas e o perfil dos usuários do Serviço Social neste local de saúde, o que contribuiu para a análise da eficácia na efetivação da Política Nacional da Humanização.
Abstract: Através de una análisis crítico dialéctico el objetivo este trabajo de conclusión de curso de Servicio Social, mostrando claramente y estructuralmente, la labor de los trabajadores sociales en el Hospital Ivan Goulart (HIG) señalando las posibilidades y los límites de la finalización en la Política Nacional de Humanización (PNH). Por consiguiente intentó presentar inicialmente en una historia cronológica y breve del desarrollo y un apuntalamiento de principios del Servicio de Salud Pública incorporando la prevención, como la política de humanización, mostrando algunas actividades y proyectos llevados a cabo en los hospitales Gauchos. Poco después el Servicio Social, el Hospital Ivan Goulart y el Servicio Social, la síntesis de la experiencia del campo y experiencia de los resultados encontrados mediante la aplicación del Proyecto de Intervención con un cuestionario de preguntas específicas con el fin de satisfacer las demandas y el perfil de los usuarios de Servicios Sociales de salud local, lo cual contribuyó para al análisis de la efectividad en la implementación de la Política Nacional de Humanización.
Palavras-chave: Assistentes sociais
Saúde
Serviço Social
Saúde pública
Humanização dos serviços de saúde
Social workers
Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citação: ALMEIDA, Maria Ohara Vargas. O serviço social no Hospital Ivan Goulart: possibilidades e limites na efetivação da política nacional de humanização. 2014. 78p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3456
Data do documento: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Ohara Vargas Almeida 2014.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.