Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3435
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Moral e ética: a construção das concepções na perspectiva de relações públicas
metadata.dc.creator: Soares, Karen Greco
metadata.dc.contributor.advisor1: Rhoden, Valmor
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Cristóvão Domingos de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Carmem Regina Abreu
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo discutir os conceitos de moral e ética à luz de um diálogo com a área da comunicação, mais especificamente, com as Relações Públicas. Para isso, foram revisadas as definições de moral e ética desde a Grécia Antiga, passando pela modernidade até chegar na contemporaneidade. Através dessa revisão, procurou-se prever que poder, opinião pública e espaços organizacionais (sejam públicos ou privados) são elementos que constroem a noção de ética e moral para a atividade, e que a própria profissão surge a partir de uma necessidade ética que englobam estas esferas. O estudo, além da revisão teórica, realizou também uma pesquisa empírica com profissionais de três esferas diferentes de atuação: a pública, privada e legislativa. Nesse sentido, procurou-se dar luz a essa temática de complexa compreensão e possibilitar o debate da questão da ética e da moral no exercício da profissão, buscando compreender como se constroem essas noções para a atividade.
Abstract: The presenthas the objective of discuss the conceptsof moral and ethics through a dialogue with the communication’s sciences, more specifically with Public Relations. With that purpose, the definitions of moral and ethics were reviewed since the Old Greece, passing through the modernity, until reach the contemporaneity. Through this revision, we aimed to preview what power, public opinion, or organizational scope (public or private) would be elements that build the ethical and moral notion to the activity, and that the profession arise itself from an ethical necessity, which includes those scopes. The study, besides the theoretical revision, accomplished also an empirical research with professionals from three different organization scopes. In the same way, we looked for given clarity to this thematic, which is of complex understanding, and make it possible the debate of the ethical and moral question in the exercise of the profession, searching to understand how this notions are built to the activity.
Keywords: Relações públicas
Ética
Moralidade (Direito)
Public relations
Ethics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SOARES, Karen Greco. Moral e ética: a construção das concepções na perspectiva de relações públicas. 2014. 63p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3435
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Relações Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen Greco Soares 2014.pdf490,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.