Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3347
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Como formar crianças leitoras? a importância da literatura infantil na perspectiva de professoras da educação infantil
metadata.dc.creator: Fagundes, Micaela Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Rachel Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Pozzobon, Marta
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Silvana Souza Peres de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar sobre quais as possibilidades de leitura que um grupo de professoras da Educação Infantil de uma EMEI de Jaguarão oferece às crianças das diferentes faixas-etária, com o intuito de formá-las crianças leitoras. Através de uma pesquisa qualitativa, com análise documental, foram aplicados questionários com as professoras titulares das turmas da Creche I, Creche II, Pré I e Pré II, a fim de perceber de que maneira exploram a literatura em seu cotidiano junto às crianças. Para fundamentar teoricamente esse trabalho, contou-se com a contribuição dos seguintes autores: Abramovich (1995), Vygotsky (2003), Soares (2006), Silva (2005). Ao analisar os dados gerados pudemos identificar duas categorias de análise: A importância e o acesso aos livros; e, As histórias que compõem os livros, e as formas de explorálas. Ambas categorias explicitam a importância que as professoras atribuem à literatura infantil, bem como os principais fatores constitutivos ao desenvolvimento do leitor, os quais favorecem o trabalho enriquecedor que a literatura infantil propicia
Abstract: El presente artículo tiene por objetivo investigar cerca de las posibilidades de lectura que un grupo de profesoras de Educación Infantil de una EMEI de Jaguarão ofrece a los niños de las diferentes edades, con el objetivo de formarlos niños lectores. A través de una investigación cualitativa, con análisis documental, fueron aplicados cuestionarios con las profesoras titulares de las clases de la Guardería I, Creche II, Pre I y Pre II, a fin de percibir de qué manera explotan la literatura en su cotidiano junto a los niños. Para fundamentar teóricamente ese trabajo, se contó con la contribución de los siguientes autores: Abramovich(1995), Vygotsky(2003), Soares(2006), Silva(2005). En el análisis de los datos generados hemos podido identificar dos categorías de análisis: La importancia y el acceso a los libros; y, Las historias que componen los libros, y las formas de explotarlas. Ambas categorías explicitan la importancia que las profesoras atribuyen a la literatura infantil, así como los principales factores constitutivos del desarrollo del lector, los cuales favorecen el trabajo enriquecedor que la literatura infantil propicia
Keywords: Educação infantil
Literatura infantil
Professoras
Educación infantil
Literatura infantil
Profesores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: FAGUNDES, Micaela Machado. Como formar crianças leitoras? a importância da literatura infantil na perspectiva de professoras da educação infantil. 22p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3347
Issue Date: 18-Jul-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MicaelaMachadoFagundes2018.pdfMicaela Machado Fagundes 2018542,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.