Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3322
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As identidades na telenovela Caminho das Indias
metadata.dc.creator: Marques, Darciele Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Lisboa, Maria da Graça Portela
metadata.dc.contributor.referee2: Petermann, Juliana
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa estuda a telenovela “Caminho das Índias”, sob o ângulo da moda e das identidades, pois se entende que se trata de elementos entrelaçados na trama narrativa, que ancoram seu conteúdo em características da pós-modernidade, seja pelo hibridismo, volatilidade ou efemeridade. A moda dentro da telenovela passa a atuar como processo de legitimação de identidades culturais, assim como propõem identificações, agindo como um texto próprio, atribuindo significação e sentidos. A telenovela fabrica e brinca com os imaginários, trabalhando entre o ficcional e o real, possibilitando aos sujeitos um diálogo de trocas ficcionais com releituras do cotidiano real. No seu discurso promove experienciações e identificações para o indivíduo multifacetado da pós-modernidade. A telenovela “Caminho das Índias” a partir de um conjunto de linguagens, atores discursivos, figurinos, cenários e merchandising marca e legitima um espaço identitário, que ao mesmo tempo que unifica, diferencia.
Abstract: Este trabajo de investigación estudia la telenovela “Caminho das Índias”, desde la perspectiva de la moda y la identidad, tal como se entiende que los elementos se entretejen en la trama narrativa, que fundam sus características de contenido de la posmodernidad, sea por hibridación, volatilidade o efemeridad. La moda en la telenovela comienza a actuar como un proceso de legitimación de las identidades culturales, así como propone las identificaciones, en calidad de un texto en sí, con asignación de significados y sentidos. La telenovela hace y juega con lo imaginario, trabajando entre la ficción y lo real, lo que permite los temas de los intercambios entre ficción y realidad cotidiana. En su discurso promueve experienciaciones e identificaciones para el indivíduo multifacetado de la posmodernidad. La telenovela “Caminho das Índias” a partir de un conjunto de lenguajes, actores discursivos, trajes, encenarios e merchandising marca y legitima un espacio identitario, que al mismo tempo que unifica, diferencia.
Keywords: Moda
Identidade social
Telenovelas
Brasil
Identidad social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: MARQUES, Darciele Paula. As identidades na telenovela Caminho das Indias. 2010. 172p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3322
Issue Date: 23-Jul-2010
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Darciele Paula Marques 2010.pdf3,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.