Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3309
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo de viabilidade de implementação de um sistema de geração distribuída de energia elétrica produzida por painéis fotovoltaicos: caso da autarquia de água e esgoto municipal de Santana do Livramento
metadata.dc.creator: Gonçalves, Luis Pedro Froz
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fladimir Fernandes dos
metadata.dc.description.resumo: O Brasil vem apresentando grandes variações nos custos de geração de energia elétrica em decorrência de fatores climáticos, mostrando que cada vez mais o consumidor vem pagando mais caro por este recurso, fazendo com que se busque alternativas para minimizar os gastos com energia elétrica. A geração distribuída através de painéis fotovoltaicos vem apresentando crescimento a nível mundial e nacional, em função de apresentar um investimento relativamente baixo se comparado a vida útil dos equipamentos. Com a finalidade de reduzir os gastos em energia elétrica de um departamento da Autarquia municipal de Água e Esgoto de Santana do Livramento foi proposto um estudo de viabilidade técnica e econômica de implementação de um sistema fotovoltaico no local da Autarquia. Este estudo de caso levou em conta fatores como vida útil dos equipamentos, manutenção, variação do preço do quilowatt hora e os valores das bandeiras tarifárias através da criação de uma planilha em Excel, obtendo como resultados técnicos o estudo dos equipamentos necessários para suprir o consumo do local, bem como o estudo dos custos de investimentos necessários. A parte que se refere a viabilidade econômica foi baseada na aplicação dos seguintes métodos econômicos: Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL) e Payback. Com o estudo observou-se que o sistema fotovoltaico se mostrou viável para o caso da Autarquia, pois, mesmo considerando despesas de manutenção, as quais o sistema pode não apresentar, obteve-se um tempo de retorno de investimento relativamente baixo. A principal vantagem do sistema pode ser vista no que se refere ao aumento da tarifa de energia elétrica, a qual não causa nenhuma desvantagem no investimento feito no sistema fotovoltaico e sim vantagens, pois, com o valor que seria gasto em faturas de energia elétrica é visto como uma entrada no fluxo de caixa, ou seja, quanto mais alto o valor do quilowatt hora, mais rápido o sistema solar dará seu retorno.
Abstract: Brazil has been presenting large variations in the energy costs of electric energy in the rise of climatic components, showing that the consumer has been paying more for this resource, making it look for alternatives for the smaller expenditures with electric energy. The distribution system of digital video panels comes high all over the world and around the world. With the objective of reducing the electricity costs of a municipal water and sewage system in Santana do Livramento, it was a technical and economic study of the implementation of a photovoltaic system in the locality of the Autarchy. This case study took into account how the life of the machines, the maintenance, the price variation of the kilowatt hour and the values of the flags went through the creation of a spreadsheet in Excel, obtaining technical results of the study of the equipment to supply the consumption, as well as the necessary investment costs. The Internal Rate of Return (IRR), Net Present Value (NPV) and Payback. With the study, it was observed that the photovoltaic system proved to be feasible for the case of the autarchy, because even considering maintenance costs, wich the system may not present, a relatively low investment return time was obtained. The main advantage of the system is not the same as the solar energy rate. As an input into the cash flow, that is, the higher the kilowatt hour, the faster the solar system will give his return.
Keywords: Engenharia elétrica
Energia elétrica
Energia solar
Distribuição de energia elétrica
Electrical engineering
Electricity
Solar energy
Distribution of electricity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: GONÇALVES, Luis Pedro Froz. Estudo de viabilidade de implementação de um sistema de geração distribuída de energia elétrica produzida por painéis fotovoltaicos: caso da autarquia de água e esgoto municipal de Santana do Livramento. 72p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3309
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Pedro Froz Goncalves 2018.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.