???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3254
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Literatura Sul-Rio-Grandense: a representação do negro e o reconhecimento da identidade das comunidades quilombolas na região da campanha, através da obra Guerrilha e solidão, de Valdomiro Martins
Autor(es): Pinto, Ana Paula Fontoura
Primeiro Orientador: Kelm, Miriam Denise
1° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
2° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
3° Membro da banca: Camargos, Moacir Lopes de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a representação do negro na literatura sul-rio-grandense, pela eleição da obra Guerrilha e Solidão, do escritor bajeense Valdomiro Martins. A finalidade desta monografia é a necessidade de discutirmos a figura do negro na literatura gaúcha como também a contribuição da cultura africana na sociedade sulina. A principal motivação para a realização desta monografia é a escassez de trabalhos sobre este tema. Para isso procuramos aprofundar os conhecimentos sobre as comunidades quilombolas localizadas na Região da Campanha, em especial, a Comunidade Quilombola de Palmas, perto de Bagé, visto que as histórias lidas na obra de Valdomiro Martins recordam àquelas contadas pelos meus parentes mais próximos. Também aproveitamos e fizemos um breve panorama sobre as comunidades dos contextos nacional e estadual. É importante salientar que na literatura brasileira os negros eram vistos como objeto numa época em que suas vozes não existiam, uma vez que para a maioria da sociedade os escravos eram considerados seres inferiores. Por isso, fizemos um breve histórico sobre a representação do negro na literatura brasileira e sul-rio-grandense e das principais obras que surgiram em diferentes épocas, com o objetivo de mostrar o processo diacrônico do reconhecimento deste como cidadão.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo estudiar la representación de la figura negra en la literatura de la región sur del Brasil, por la elección de la obra Guerrilha e Solidão, del escritor Valdomiro Martins. El objetivo de esta monografía es la necesidad de discutir su representación en la literatura gaucha, así como la contribución de la cultura africana para la sociedad del sur de Brasil. El principal estímulo para la realización de este trabajo es la escasez de estudios con este tema. Nosotros tratamos de nos profundizar en el conocimiento de las comunidades quilombolas en la Región de la Campaña, en particular la Comunidade Quilombola de Palmas, ya que las historias que leemos en la obra de Valdomiro Martins nos hacen recordar aquellas historias contadas por los familiares más cercanos. También disfrutamos de una breve descripción de las comunidades quilombolas de los gobiernos nacional y estatal. Es importante destacar que los negros en la literatura brasileña fueron vistos como objetos en un momento en que sus voces no existían para la mayoría de la sociedad y porque los esclavos eran considerados seres inferiores. Así, hacemos una breve historia de la representación de los negros en la literatura brasileña y gaucha. En este sentido, destacamos las principales obras que surgieron en distintas épocas con el fin de mostrar el proceso diacrónico de reconocimiento destes como ciudadanos.
metadata.dc.subject: Literatura brasileira
Li literatura Sul-Rio-Grandense
Literatura Afro-brasileira
Identidade cultural
Literatura brasileña
Literatura Sur Rio-Grandense
Literatura Afro-brasileña
Identidad cultural
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: PINTO, Ana Paula Fontoura. Literatura Sul-Rio-Grandense: a representação do negro e o reconhecimento da identidade das comunidades quilombolas na região da campanha, através da obra Guerrilha e solidão, de Valdomiro Martins. 71 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3254
metadata.dc.date.issued: 14-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Ana Paula Fontoura Pinto 2013.pdf668.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???