???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3248
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A afetividade na relação professor - aluno
Autor(es): Ferreira, Ana Lídia Fagundes
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Gehlen, Maria Eloá
3° Membro da banca: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
Resumo: Este estudo compõe o Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, tendo por objetivo investigar a forma com que se manifesta a afetividade nas práticas pedagógicas de professores que atuam no Ensino Médio, de uma escola particular. Busca-se por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, compreender a relação estabelecida pelos professores considerados afetuosos com seus alunos, bem como a forma com que a afetividade é manifestada na prática destes professores e as possíveis contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários e diário de campo. Os sujeitos desta pesquisa são duas professoras indicadas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com maior frequência, como professoras afetuosas. Os resultados do estudo indicam que a afetividade se manifesta nas práticas pedagógicas destas professoras, por meio das relações interpessoais que estabelecem com seus alunos. Neste sentido, os alunos reconhecem os professores afetuosos a partir do diálogo em sala de aula, da dedicação das professoras em se manterem atualizadas, do tempo de convivência que contribui para o estabelecimento do sentimento de confiança entre ambos e das atividades pedagógicas diferenciadas que cooperam para um aprendizado mais prazeroso.
Abstract: Este estudio hace parte del trabajo de conclusión del curso de licenciatura en Letras Lengua Portuguesa y su respectiva literatura, con el objetivo de investigar la forma con que la afectividad se manifiesta en las prácticas pedagógicas de profesores que actúan en la Enseñanza Media, de una escuela particular. Se busca comprender a través de una pesquisa cualitativa, la relación establecidas por profesores considerados afectuosos por sus alumnos, bien como la forma con que la afectividad se manifiesta en la práctica de estos profesores y las posibles contribuciones para el proceso de enseñanza y aprendizaje. Hacen parte de los instrumentos de esa pesquisa los cuestionarios y diarios de campo. Fueron sujetos de la pesquisa, dos profesoras indicadas por alumnos del tercero año de la Enseñanza Media, con mayor frecuencia como profesoras cariñosas. Los resultados del estudio demuestran que la afectividad se manifiesta en las prácticas pedagógicas de esas profesoras por medio de relaciones interpersonales que establecen con sus alumnos. De esa forma los alumnos reconocen los profesores afectivos a partir del dialogo en clase, la dedicación del profesor en mantenerse actualizado, del tiempo de convivencia que copera para la confianza entre ellos y de las actividades pedagógicas que proporcionan un aprendizaje más agradable.
metadata.dc.subject: Afetividade
Práticas pedagógicas
Professor
Afectividad
Prácticas pedagógicas
Profesores
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Ana Lídia Fagundes. A afetividade na relação professor - aluno. 60 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3248
metadata.dc.date.issued: 9-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Ana Lídia Ferreira 2013.pdf767.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???