Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3241
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias de webmarketing usadas pelo Grêmio para manter e buscar associados
metadata.dc.creator: Valiatti, Ana Letícia
metadata.dc.contributor.advisor1: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Marcelo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise das estratégias de marketing na internet pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na busca e na fidelização de novos associados, bem como a manutenção da marca do Clube além de mostrar como o marketing esportivo se articula para atrair, cativar e manter o torcedor. O interessante de pesquisar algo recente, como a publicidade específica na internet é acreditar que em geral o modo de abordagem precisa ser prático e sucinto, em termos de linguagem, de formatação dos conteúdos e de formas de acesso diferentemente do marketing em outras mídias mais conhecidas, que atingem um público maior, mas não tão específico. O marketing esportivo principalmente quando o foco é o futebol, se apropria dessa nova tendência de utilizar a internet na interatividade e agrega valor ao site do Grêmio bem como redes sociais para aproximar o sócio-torcedor e futuros apoiadores do Clube. Os objetos do estudo são o site principal do Grêmio e duas redes sociais (Twitter e Facebook) oficiais do time. A análise feita durante vinte dias, destacando o que é mais relevante em termos de estratégias de marketing e relacionar com os principais autores e ideia dentro do marketing geral, marketing esportivo e marketing na internet. A importância de um estudo nessa área contribui para uma pesquisa mais aprofundada dentro de um time de futebol nacional e a relação dela com seus torcedores e público-alvo.
Abstract: This study have for aim the analysis of marketing strategies on internet by Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense in search and in loyalty of new associates, and maintenance of logo club, besides to show how sport marketing is used to appeal, catch and keep the fan. The interesting in search something recent, like an specific publicity at internet, is to believe that in general the approach way needs to be practical and short, in languages term, formatting of contests and different ways of access in marketing in other medias, that approach a bigger public, but not specific. The sport marketing, especially when the foco is at soccer, appropriates of this new tendency of uses internet at interactivity and adds value to the Grêmio website and also social networks to approach the member-fan and futures associates of the club. The aims of this study are the principal website of Grêmio and two social networks (Twitter and Facebook) official of the team. The analysis was make for twenty days , highlighting that what is more relevant in terms of marketing strategies and relate with the principal authors and ideas into the general marketing, Sport marketing and internet marketing. The importance of a study in this area contributes to a further search about a soccer team and the relation of the search with the fans and target audience.
Keywords: Publicidade
Marketing esportivo
Redes sociais on-line
Internet
Comunicação
Gremio Foot-Ball Porto Alegrense
Publicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: VALIATTI, Ana Letícia. Estratégias de webmarketing usadas pelo Grêmio para manter e buscar associados. 2014. 48p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3241
Issue Date: 25-Mar-2014
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Letícia Valiatti 2014.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.