Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3236
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sistema de links patrocinados: Google adwords
metadata.dc.creator: Santana, Nathalia de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Strassburger, Damaris
metadata.dc.contributor.referee1: Belochio, Vivian de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo acerca do Google AdWords, um sistema novo que utiliza pesquisas realizadas no Google e dados da navegação de cada usuário para distribuir propaganda digital direcionada, oferecendo ao usuário exatamente o que ele está procurando, no momento da busca. A problemática definida para este trabalho foi: quais as possibilidades de uso do sistema Google AdWords como estratégia comunicacional? O objetivo geral da pesquisa era identificar as possibilidades de uso do sistema Google AdWords como estratégia comunicacional. Definiram-se como objetivos específicos: (a) descrever as Estratégias de Atuação do Google AdWords; e (b) identificar qual estratégia é mais adequada para o caso em estudo. Quanto mais informações tivermos sobre as ferramentas disponíveis na internet melhor proveito podemos tirar desse meio que só tem avançado no mercado publicitário. Para isso foi desenvolvida uma campanha para um cliente real e realizada uma análise acerca das ferramentas que o sistema dispõe. A pesquisa se sustenta através da Teoria Fundamentada e do livro “Google AdWords: a arte da guerra”, de Monteiro (2008), um manual de desenvolvimento de campanha no Google AdWords. Durante o estudo nós identificamos e aplicamos a Estratégia de Atuação proposta pelo autor que mais se enquadrava nos objetivos do cliente para verificar o comportamento da campanha através de uma observação. Pode-se perceber, por meio da análise, o aumento tanto de visitas na fanpage do Facebook quanto das vendas do produto ofertado. Concluímos que a campanha efetuada utilizando da Estratégia de Atuação Ataques diretos onde você é mais forte, proposta por Monteiro (2008), teve um resultado positivo e com alto índice de conversão.
Abstract: This work’s objective is to develop a study about Google AdWords, a new system that uses searches made in Google, as well as navigation data from each user, to provide a directed digital advertise, offering the user exactly what he is looking for at the moment of his search. The problematic proposed to this work was: what are the possibilities of Google AdWords system as a communicational strategy? The general objective of this research was to identify the possibilities of Google AdWords system as a communicational strategy. The specific objectives was defined: (a) describe the Strategies of Acting from Google AdWords; and (b) identify which strategy fits better the studied case. The more information we have about the available tools on the internet, the better the advantage we can take of this media, that’s been only advancing in the advertising market. For this we made a campaign to a real client, and an analysis on the tools that the system offers. The research was sustained by the Fundamented Theory and the book “Google AdWords: a arte da gurra”, Monteiro (2008), a manual of development to Google Adwords campaigns. During the study, we analyzed and applied the Strategy of Acting proposed by the author that better fits the client objectives, to verify the behavior of the campaign through a case study. We notice, thorough the analysis, the increase on the visits in the fanpage from Facebook and in the sales of the offered product. We conclude that the campaign made using the Strategy of Acting “direct attacks where you are stronger”, proposed by Monteiro (2008), had an positive result, with high conversion index.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Comunicação
Redes sociais on-line
Internet
Google
Publicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SANTANA, Nathalia de Almeida. Sistema de links patrocinados: Google adwords. 2014. 46p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3236
Issue Date: 27-Mar-2014
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathalia de Almeida Santana 2014.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.