Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3232
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Intertextualidade cinema/publicidade: uma análise dos VT´S publicitários Bleu e The one, de Martin Scorsese
metadata.dc.creator: Cuzzuol, Luciano Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Sara Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito da relação intertextual cinema/publicidade. Tem como objetivo analisar de que forma se manifesta elementos estéticos típicos da produção cinematográfica de Martin Scorsese nos VT´s publicitários Bleu e The One, respectivamente, criados para as grifes Chanel e Dolce & Gabbana. O referencial teórico está segmentado na seguinte ordem: elementos audiovisuais característicos da linguagem cinematográfica; elementos típicos da linguagem publicitária; a publicidade nos meios audiovisuais (cinema e TV); conceituação do termo intertextualidade (à luz dos estudos bakhtinianos) e a intertextualidade cinema/publicidade, com exemplos de comerciais inspirados em obras cinematográficas. O método adotado na investigação é a análise audiovisual, com a apresentação da decupagem em roteiro publicitário e quadro de descrição com a utilização de frames nos dois anúncios. A partir da análise dos VT´s, conclui-se que os recursos audiovisuais fílmicos característicos de Scorsese também se apresentam nas produções publicitárias em que o diretor assina.
Abstract: This paper presents a study about the intertextual relationship movie/advertising. Aims to analyze how manifests typical aesthetic elements of film production in VT Martin Scorsese 's The One and advertising Bleu, respectively created for Chanel and Dolce & Gabbana brands. The theoretical framework is segmented in the following order: audiovisual characteristic elements of film language; typical elements of advertising language; advertising in audiovisual media (film and TV); definition of the term intertextuality (the light of Bakhtin studies); intertextuality movie/advertising, with examples of business inspired films. The method used in the investigation was the visual analysis, with the presentation of the advertising script and shooting script in description box with the use of frames in both ads. From the analysis of VT 's is concluded that the characteristic filmic audiovisual resources Scorsese also present in advertising productions where the director signs.
Keywords: Publicidade
Cinema
Anúncios
Marca de produtos
Comunicação de massa e linguagem
Publicity
Scorsese, Martin
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: CUZZUOL, Luciano Duarte. Intertextualidade cinema/publicidade: uma análise dos VT´S publicitários Bleu e The one, de Martin Scorsese. 2014. 70p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3232
Issue Date: 27-Mar-2014
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano Duarte Cuzzuol 2014.pdf5,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.