Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3231
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A cultura do masculino na voz das mulheres em a casa de Bernarda Alba : uma questão de ressonância
metadata.dc.creator: Brandão, Neemias Flor
metadata.dc.contributor.advisor1: Boessio, Ana Lúcia Montano
metadata.dc.contributor.referee1: Rizzon, Carlos Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Alan Dutra de
metadata.dc.description.resumo: Tendo como base as teorias feministas pelo viés dos estudos culturais, em especial as obras de Elaine Showalter, Andrea Nye e Roy Wagner, este trabalho tem como objetivo analisar a representação do feminino como ressonância de uma cultura dominante masculina na obra A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, através da relação dicotômica entre Bernarda Alba e suas filhas. Esta análise seguirá uma metodologia comparativista e será realizada a partir de três perspectivas: cultural, de acordo com o conceito trazido por Roy Wagner de cultura enquanto invenção; histórica, a partir da teoria da meta-história proposta por Hayden White, que relativiza o campo ao reconhecer o jogo de influências que o mesmo sofre e ao inserir no discurso histórico uma dimensão ficcional; e uma perspectiva religiosa, com base na visão de Pierre Debergé sobre o papel da mulher na sociedade. Como em uma sala de espelhos, a construção ficcional de Lorca configura-se como um jogo de ressonâncias sígnificas, onde o espaço da mulher e sua voz se (des)constituem no emaranhado das invenções e convenções sociais, culturais e históricas, desvelando, assim, a sua condição de silenciamento e consequente apagamento enquanto sujeito social constituído por discurso próprio.
Abstract: Teniendo como base a las teorías feministas por el eje de los estudios culturales, en especial las obras Elaine Showalter, Andrea Nye y Roy Wagner, este trabajo tiene como objetivo analizar la representación de lo femenino como resonancia de una cultura dominante masculina en la obra A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, a través de la relación dicotómica entre Bernarda Alba y sus hijas. Este análisis seguirá una metodología comparativista y se realiza a partir de tres perspectivas: cultural, de acuerdo con el concepto traído Roy Wagner de cultura en cuanto invención; histórica, a partir de la teoría de la meta-historia propuesta por Hayden White, que relativiza el campo al reconocer el juego de influencias que el mismo sufre y al insertar en el discurso histórico una dimensión ficcional; y una perspectiva religiosa, con base en la visión de Pierre Debergé sobre el papel de la mujer en la sociedad. Semejante a un salón de resonancias significas, en que el espacio de la mujer y su voz se (des)constituyen en el enmarañado de las invenciones y convenciones sociales, culturales e históricas, desvelando, así, su condición de silenciamiento y consecuente apagamiento en cuanto sujeto social constituido por discurso propio.
Keywords: Literatura
Feminino
Cultura
Meta-história
García Lorca, Federico
Literatura
Femenino
Cultura
Meta-historia
García Lorca, Federico
Culture
Literature
Female
Meta-history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: BRANDÃO, Neemias Flor. A cultura do masculino na voz das mulheres em a casa de Bernarda Alba: uma questão de ressonância. 44p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3231
Issue Date: 6-Jul-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEEMIASBRANDÃO2018.pdfNeemias Flor Brandão 2018546,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.