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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
metadata.dc.creator: Santiago, Fernando
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
metadata.dc.contributor.referee1: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Marcelo da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como as empresas desenvolvem as suas estratégias de marketing de relacionamento nas redes sociais. A partir da ilustração dos conceitos de marketing digital, cibercultura e das redes sociais na Internet, este estudo se propõe a analisar de que maneira estes conceitos se interligam na publicidade praticada pelas empresas nessas novas mídias. Com este intuito, esta pesquisa utiliza como objeto de estudo as publicações, realizadas no mês de maio de 2015, da Freixenet, empresa espanhola produtora de vinhos espumantes, em sua página no Facebook. Com a finalidade de investigar se os textos publicados pela marca em sua página na rede social realmente visam o desenvolvimento de relacionamento com os seus consumidores, este trabalho realiza uma análise de conteúdo das postagens. A partir da proposta de Laurence Bardin para realizar a análise de conteúdo, este trabalho busca conhecer qual a lógica implícita na argumentação dos textos que a empresa publica em suas redes sociais.
Abstract: This study aims to investigate how companies develop their relationship marketing strategies in social networks. From the illustration of the concepts of digital marketing, cyberculture and social networking sites, this study aims to analyze how these concepts are interconnected in advertising practiced by companies in these new media. To this end, this research used as an object of study publications, conducted in May 2015 by Freixenet, the Spanish producer of sparkling wines, on their Facebook page. In order to investigate whether the texts published by the mark on his page on the social network really aimed at developing relationship with its consumers, this work performs a content analysis of the posts. From proposed by Laurence Bardin to perform content analysis, this paper seeks to know what the implicit logic in the argument of the texts that the company publish on their social networks. Keywords: Marketing; digital marketing; cyberculture; content analysis.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Marketing
Marketing digital
Redes socais on-line
Facebook (Rede social on-line)
Computadores e civilização
Bebidas
Publicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SANTIAGO, Fernando. Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook. 2015. 68p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3225
Issue Date: 8-Jul-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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