Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3222
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tópicos de semiótica na campanha “come with a story and leave with another” da colsubsidio: uma proposta de análise
Autor(es): Schmitz, Eloise de Godoy
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo da Silva
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo os cartazes da campanha de troca de livros “Come with a story and leave with another” desenvolvidos pela agência Lowe/SSP3 para a organização Colsubsidio. O objetivo desse trabalho é examinar a campanha a partir da semiótica de Charles S. Peirce, enfatizando as relações entre elementos imagéticos e deste modo definir ícone, índice e símbolo, investigar a relação entre imagem e texto presente na campanha e contextualizar a articulação entre a instituição promotora da campanha e seu público. Para isso, o estudo se inicia com uma introdução acerca da ilustração e sobre a mídia cartaz, uma fundamentação teórica sobre o percurso histórico da semiótica que é essencial para entendermos sua evolução como ciência e a relação do trinômio signo-significação representação, e assim, compreender melhor a teoria peirceana dos signos. Como metodologia esse estudo propõe uma análise que será feita de acordo com a segunda tricotomia de Peirce, que retrata os signos sob a perspectiva das relações entre representamen e objeto.
Abstract: This work has as object of study the posters of book exchange campaign "Come with the story and leave with another" developed by Lowe / SSP3 agency for Colsubsidio organization. The aim of this paper is to examine the campaign from the Charles S. Peirce semiotics, emphasizing the relationship between pictorial elements and thus set icon, index and symbol, to investigate the relationship between image and text in this campaign and contextualize the relationship between the institution promoting the campaign and its audience. For this, the study begins with an introduction about the illustration and the poster media, a theoretical framework of the history of semiotics pathway that is essential for understanding its evolution as science and the relationship of the sign-meaning-representation triad, and so, better understands Peirce's theory of signs. The methodology this study proposes an analysis that will be made in accordance with the second trichotomy Peirce, which depicts the signs from the perspective of relations between representamen and object.
Palavras-chave: Publicidade
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Semiótica
Cartazes
Publicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SCHMITZ, Eloise de Godoy. Tópicos de semiótica na campanha “come with a story and leave with another” da colsubsidio: uma proposta de análise. 2015. 41p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3222
Data do documento: 26-Jan-2015
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELOISE DE GODOY SCHMITZ 2015.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.