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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A posição status quo como estratégia publicitária
metadata.dc.creator: Oliveira, Cleber Orlando Trindade
metadata.dc.contributor.advisor1: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.contributor.referee1: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Marcelo da Silva
metadata.dc.description.resumo: Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda.
Abstract: We seek, with this work, show that, often, publicity uses as communicational strategy the insertion into the status quo position. For this, we permeate some concepts which sustain this position. Separated into five chapters, we’re looking to discuss the concept of status quo; the concept of creation to Deleuze and Guttari; the details that guide the conceptualization of climate of opinion, by Elizabeth Noelle-Neumann; the function/definition of creation to Sant’anna; the difference between form and content, in Vieira and Sant’anna’s study; and finally, the concept about opportunity announcement. We analyze different advertisements, coming from different media, in different decades, to give consistency to our idea and to emphasize that such targeting is not grounded just in one moment, or just in one brand, but is a device used by publicity.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Anúncios
Publicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220
Issue Date: 30-Jan-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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