Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3212
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O que mostram os relatórios de estágio IV? referente a formação inicial do professor de espanhol
metadata.dc.creator: Siqueira, Caroline Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Giane Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Melgares, Tatiane Mena Silveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo descobrir de que maneira o estágio de língua espanhola do curso de Letras da UNIPAMPA, contribuiu ou não na vida acadêmica dos alunos, a partir da leitura dos relatórios. Para isso, realizei uma pesquisa qualitativa na qual utilizei o texto dos relatórios como instrumento de coleta dos dados. Após a leitura, anotei tudo que acreditava importante para responder aos objetivos deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como referencial teórico utilizei: Buriolla apud Pimenta e Lima (2012); Pimenta e Lima (2012); Avelar (2015); Nérici (1993); Tardif (2002); Sanches (2005); Barreiros (2008) e Silva (2012). Alguns dos resultados desta pesquisa apontam que uma das grandes dificuldades dos estagiários, ao se depararem com o contexto da sala de aula, é a falta de motivação de alunos e professores. Mas que o estágio é muito importante para a formação docente dos alunos de uma licenciatura, pois é a partir das práticas de estágio que começamos a adquirir experiência no ambiente escolar.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo descubrir de qué manera la pasantía de lengua española del curso de Letras de la UNIPAMPA, contribuyó o no en la vida académica de los alumnos, a partir de la lectura de los relatos. Para eso, realicé una pesquisa cualitativa donde utilicé la lectura de los relatos como instrumento de coleta de los dados. Después de la lectura, apunté todo que acreditaba importante para responder los objetivos del Trabajo de Conclusión de Curso (TCC). Como referencial teórico utilicé: Lei Federal nº 11.788; Lei nº 11.161; Lei nº 13.415; Buriolla apud Pimenta e Lima (2012); Pimenta e Lima (2012); Avelar (2015); Nérici (1993); Tardif (2002); Sanches (2005); Barreiros (2008) e Silva (2012). Algunos de los resultados de la pesquisa apuntan que una de las grandes dificultades de los pasantes, al se depararen con el contexto del salón de clase, es la falta de motivación de los alumnos y de los profesores. Mas que la pasantía es muy importante para la formación docente de los alumnos de una licenciatura, pues es a partir de las prácticas de pasantía que empezamos a adquirir experiencia en el ambiente escolar.
Keywords: Estágio
Relatório
Formação docente
Pasantía
Relato
Formación docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SIQUEIRA, Caroline Vieira. O que mostram os relatórios de estágio IV? referente a formação inicial do professor de espanhol. 42p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3212
Issue Date: 16-Jul-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINEVIEIRASIQUEIRA2018.pdfCaroline Vieira Siqueira 2018507,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.