Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3203
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Potencial de utilização de barramento de água para suprir demandas do processo de beneficiamento em atividade mineira
metadata.dc.creator: Bohrer, Ramiro dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Kemerich, Pedro Daniel da Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Wagner , Caroline
metadata.dc.contributor.referee2: Feltrin, Rafael Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Lugokenski, Thiago Henrique
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento socioeconômico e industrial ao longo dos anos levou a um consumo desenfreado de água. A mineração, processo causador de grandes impactos, tem grande necessidade do uso de água, como é o caso de uma empresa mineradora, no Projeto Três Estradas, localizado na cidade de Lavras do Sul, RS, onde se tem um projeto de implantação para uma planta de beneficiamento de fosfato, o que leva a uma grande importância do estudo hídrico desta área.Sendo assim, neste trabalho foi feita uma análise do quantitativo pluviométrico na área de estudo, supondo a construção de um barramento, a fim de se verificar o suprimento ou não da demanda de água para o empreendimento. Para isso, fez-se um cálculo do volume mensal de chuva na região e, então calculada a diferença de água entre a oferta e a demanda da empresa, utilizando-se o Método Prático Australiano (ABNT NBR 15527/2007). Com isso, conclui-se que a demanda de água será muito maior que a oferta, necessitando de outras soluções para a necessidade da empresa.
Abstract: Socioeconomic and industrial development over the years has led to unbridled consumption of this element. Mining, a process that causes large impacts, has a great need for water, such as a mining company, in the Três Estradas Project, located in the city of Lavras do Sul, RS, where there is a Phosphate beneficiation plant, which leads to a great importance of the hydrological study of this area. Thus, in this work, a pluviometric quantitative analysis was performed in the study area, assuming the construction of a bus, in order to verify the supply or not of the water demand for the enterprise. For this, a calculation was made of the monthly rainfall volume in the region and then the water difference between supply and demand of the company was calculated using the Australian Practical Method (ABNT NBR 15527/2007). With this, it is concluded that the demand for water will be much higher than supply, necessitating other solutions for the company's need.
Keywords: Disponibilidade hídrica
Mineração
Microbacia
Water availability
Mining
Microbasin
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional Tecnologia Mineral
Citation: BOHRER, Ramiro dos Santos. Potencial de utilização de barramento de água para suprir demandas do processo de beneficiamento em atividade mineira. 2016. 23 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Tecnologia Mineral) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3203
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ramiro dos Santos Bohrer 2016.pdfDissertação apresentada ao programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Tecnologia Mineral da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Tecnologia Mineral.1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.