???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3203
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Potencial de utilização de barramento de água para suprir demandas do processo de beneficiamento em atividade mineira
Autor(es): Bohrer, Ramiro dos Santos
Primeiro Orientador: Kemerich, Pedro Daniel da Cunha
1° Membro da banca: Wagner , Caroline
2° Membro da banca: Feltrin, Rafael Matias
3° Membro da banca: Lugokenski, Thiago Henrique
Resumo: O desenvolvimento socioeconômico e industrial ao longo dos anos levou a um consumo desenfreado de água. A mineração, processo causador de grandes impactos, tem grande necessidade do uso de água, como é o caso de uma empresa mineradora, no Projeto Três Estradas, localizado na cidade de Lavras do Sul, RS, onde se tem um projeto de implantação para uma planta de beneficiamento de fosfato, o que leva a uma grande importância do estudo hídrico desta área.Sendo assim, neste trabalho foi feita uma análise do quantitativo pluviométrico na área de estudo, supondo a construção de um barramento, a fim de se verificar o suprimento ou não da demanda de água para o empreendimento. Para isso, fez-se um cálculo do volume mensal de chuva na região e, então calculada a diferença de água entre a oferta e a demanda da empresa, utilizando-se o Método Prático Australiano (ABNT NBR 15527/2007). Com isso, conclui-se que a demanda de água será muito maior que a oferta, necessitando de outras soluções para a necessidade da empresa.
Abstract: Socioeconomic and industrial development over the years has led to unbridled consumption of this element. Mining, a process that causes large impacts, has a great need for water, such as a mining company, in the Três Estradas Project, located in the city of Lavras do Sul, RS, where there is a Phosphate beneficiation plant, which leads to a great importance of the hydrological study of this area. Thus, in this work, a pluviometric quantitative analysis was performed in the study area, assuming the construction of a bus, in order to verify the supply or not of the water demand for the enterprise. For this, a calculation was made of the monthly rainfall volume in the region and then the water difference between supply and demand of the company was calculated using the Australian Practical Method (ABNT NBR 15527/2007). With this, it is concluded that the demand for water will be much higher than supply, necessitating other solutions for the company's need.
metadata.dc.subject: Disponibilidade hídrica
Mineração
Microbacia
Water availability
Mining
Microbasin
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Curso: Mestrado Profissional Tecnologia Mineral
metadata.dc.identifier.citation: BOHRER, Ramiro dos Santos. Potencial de utilização de barramento de água para suprir demandas do processo de beneficiamento em atividade mineira. 2016. 23 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Tecnologia Mineral) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3203
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertação Ramiro dos Santos Bohrer 2016.pdfDissertação apresentada ao programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Tecnologia Mineral da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Tecnologia Mineral.1.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???