Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3199
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A educação como fator de promoção humana e inclusão social a partir da aprendizagem significativa
metadata.dc.creator: Rodrigues, Moisés Feijó
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Rubya Mara Munhóz de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
metadata.dc.contributor.referee2: Gehlen, Maria Eloá
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Claudete da Silva Lima
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por finalidade analisar a educação como fator de promoção humana e inclusão social por meio da aprendizagem significativa. A investigação ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, cidade de Bagé, RS. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, utilizando como instrumento a análise de alguns documentos, Projeto Político Pedagógico, resultados finais dos índices de aprovação, repetência e evasão escolar, entrevistas com docentes, utilizando como fundamentação teórica para esta análise os Parâmetros Curriculares Nacionais, autores que abordam a questão da educação, aprendizagem significativa e inclusão. Permitindo concluir que é fundamental a instituição investir mais em uma educação que parta da realidade do aluno, construção de conhecimentos e conceitos, cursos de aperfeiçoamentos ou formação continuada para docentes, principalmente para lidar com a inclusão, tutores para acompanhar alunos especiais. Devemos nos empenhar por um ensino de qualidade e mais significativo para o aluno, com igualdade de oportunidades para todas as pessoas.
Abstract: This study aims to analyze the education as a factor in human development and social inclusion by means of meaningful learning. The investigation occurred in a Municipal School of Basic Education, city of Bagé, RS. The research was based on a case study, using as an instrument the analysis of some documents, Political Pedagogical Project, final results of pass rates, grade repetition and dropout, interviews with teachers, using as theoretical basis for this analysis the Curriculum national authors who address the issue of education, meaningful learning and inclusion. Allowing to conclude that the institution is critical to invest more in education that starts from the reality of student construction of knowledge and concepts, improvements courses or continuing education for teachers, especially for dealing with inclusion, special tutors to monitor students. We must engage for quality education and more meaningful to the student, with equal opportunities for all people.
Keywords: Educação
Aprendizagem
Inclusão
Education
Learning
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: RODRIGUES, Moisés Feijó. A educação como fator de promoção humana e inclusão social a partir da aprendizagem significativas. 61 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3199
Issue Date: 9-May-2013
Appears in Collections:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Moisés Rodrigues 2013.pdf561,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.