???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3164
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Fortalecimento da agricultura familiar através dos circuitos curtos de comercialização: o caso do assentamento Upacaraí, município de Dom Pedrito-RS
Autor(es): Torres, Fabiane Aguiar
Primeiro Orientador: Olalde, Alícia Ruiz
2° Membro da banca: Dalbianco, Vinícius Piccin
3° Membro da banca: Balverde, Nelson Ruben de Mello
Resumo: Este trabalho visa analisar a importância de circuitos curtos de comercialização para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Dom Pedrito-RS. O assentamento do Upacarai está localizado à 22 km do município, este local serviu de base para o estudo, onde foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas, visando identificar a produção, os canais de comercialização e as dificuldades enfrentadas por esses agricultores. Os agricultores familiares assentados da reforma agrária possuem um sistema de produção bastante diversificado. Alguns incorporam um padrão similar ao da região com atividade pecuária e produção de grãos. Os circuitos curtos de comercialização identificados na pesquisa foram a venda direta tanto a domicílio como na feria de produtores e os mercados institucionais. Dentre os canais de comercialização presentes nos circuitos curtos, a venda direta mostrou ser a mais utilizada pelos assentados, principalmente a feira de produtores que vem sendo de grande contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar não apenas do assentamento do Upacarai, mas também das demais localidades do município. A feira de produtores trouxe para os agricultores familiares do assentamento a possibilidade de estabelecer uma construção social de mercado, pois esses assentados possuem um local fixo para a comercialização de seus produtos, com maior fluxo de clientes o que contribui para desenvolvimento e fortalecimento da relação produtor e consumidor, além de aumentar a renda dessas famílias. Os circuitos curtos de comercialização são importantes meios para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no assentamento Upacarai.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia de los canales cortos de comercialización para fortalecer la agricultura familiar en la ciudad de Dom Pedrito, RS. El asentamiento de Upacarai se encuentra a 22 km de la ciudad, este lugar sirvió de base para el estudio, donde fueron realizadas doce entrevistas semiestructuradas para identificar la producción, los canales de comercialización y las dificultades que enfrentan los agricultores. Los agricultores familiares en la reforma agraria adoptan un sistema de producción bastante diversificado. Algunos incorporan un modelo similar al estándar de producción de la zona de estudio, con actividad ganadera y producción de granos. Los circuitos cortos de comercialización identificados en la investigación fueron la venta directa tanto a domicilio como en la feria del productor y los mercados institucionales. Entre los canales de comercialización presentes en los circuitos cortos, la venta directa mostró ser la más utilizada por los asentados, principalmente en la feria de productores que ha venido contribuyendo para el fortalecimiento de la agricultura familiar, no sólo del asentamiento Upacarai, sino también en las demás localidades. La feria de productores trajo para los agricultores del asentamiento la posibilidad de establecer la construcción social de mercado, pues estos asentados tienen un lugar fijo para la comercialización de sus productos, con mayor flujo de clientes, lo que contribuye para el desarrollo y fortalecimiento de la relación entre productor y consumidor, además de aumentar la renta de esas familias. Os circuitos cortos son importantes medios para el desarrollo y fortalecimiento de la agricultura familiar en el asentamiento Upacarai.
metadata.dc.subject: Agricultura familiar
Assentamento
Circuitos curtos de comercialização
Asentamiento
Circuitos cortos de comercialización
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: TORRES, Fabiane Aguiar. Fortalecimento da agricultura familiar através dos circuitos curtos de comercialização: o caso do assentamento Upacaraí, município de Dom Pedrito-RS. 2016. 50 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3164
metadata.dc.date.issued: 15-Jun-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Agronegócio

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FABIANE AGUIAR TORRES.pdfFabiane Aguiar Torres 2016755.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???