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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O portfólio como instrumento didático-metodológico no processo avaliativo de Ciências da Natureza na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Stoll, Vitor Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
metadata.dc.contributor.referee2: Firme, Márcia Von Frühauf
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Simone Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições e limitações do portfólio no processo avaliativo do Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especificamente, buscou: desenvolver atividades avaliativas, através do portfólio, em uma turma da EJA nas componentes curriculares de Biologia, Física e Química; analisar a percepção dos educandos sobre a utilização do portfólio como instrumento avaliativo; e verificar se os conceitos apresentados nas atividades do portfólio correspondem aos conceitos científicos trabalhados em aula pelo pesquisador. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa participante, apresentando caráter exploratório/explicativo e abordagem qualitativa (GIL, 2002). Para o levantamento de dados construiu-se um portfólio no decorrer do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, contendo os seguintes instrumentos avaliativos: produção textual, interpretação de charges, debates, experimentação, pesquisa, dentre outros. A análise dos resultados foi baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977). As concepções sobre EJA são corroboradas por Arroyo (2005; 2007), Brunel (2014), Freire (1991; 1993; 2011), Garcia (2011), Pinto (1984), Soares & Galvão (2005) e Souza (2011) e as concepções de Portfólio por Alvarenga (2001), SáChaves (2000), Shores & Grace (2001) e Vieira (2006). Durante a pesquisa constatou-se que o portfólio, enquanto instrumento didático-metodológico no Ensino de Ciências da Natureza, constitui-se como uma ferramenta de avaliação formativa, que permite ao professor acompanhar o desenvolvimento conceitual do educando de forma processual, replanejando quando necessário. Enquanto que, para o educando desenvolve autonomia e criatividade, pois se torna protagonista do processo educativo. Conclui-se que o portfólio contribui para uma educação formativa, respeitando a pluralidade cultural.
Abstract: This research had as general objective to understand the contributions and limitations of the portfolio in the evaluation process of the Teaching of Natural Sciences in the Education of Young and Adults (EJA). Specifically, it sought to: develop evaluative activities, through the portfolio, in an EJA class in the curricular components of Biology, Physics and Chemistry; Analyze the students' perception of the use of the portfolio as an evaluation tool; And verify if the concepts presented in the activities of the portfolio correspond to the scientific concepts worked in class by the researcher. Methodologically, it was characterized as a participant research, presenting exploratory / explanatory character and qualitative approach (GIL, 2002). For the data collection a portfolio was built during the Supervised Internship of the Degree in Natural Sciences, containing the following evaluation instruments: textual production, interpretation of cartoons, debates, experimentation, research, among others. The analysis of the results was based on the content analysis of Bardin (1977). The conceptions about EJA are corroborated by Arroyo (2005, 2007), Brunel (2014), Freire (1991, 1993, 2011), Garcia (2011), Pinto (1984), Soares & Galvão (2005) and Souza The conceptions of Portfolio by Alvarenga (2001), Sá-Chaves (2000), Shores & Grace (2001) and Vieira (2006). During the research it was verified that the portfolio, as a didactic-methodological instrument in the Teaching of Natural Sciences, constitutes as a formative evaluation tool, that allows the teacher to follow the conceptual development of the student in a procedural way, re-planning when necessary. Whereas, for the student develops autonomy and creativity, as it becomes the protagonist of the educational process. It is concluded that the portfolio contributes to a formative education, respecting the cultural plurality.
Keywords: Avaliação
Ensino de Ciências da Natureza
Análise de conteúdo
Educação de jovens e adultos
Teach
Youth and adult education
Biologia
Física
Química
Biology
Chemistry
Physical
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: STOLL,Vítor Garcia. O portfólio como instrumento didático-metodológico no processo avaliativo de Ciências da Natureza na educação de jovens e adultos. 2017. 93 fl. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3110
Issue Date: 3-Jul-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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