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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Construção do conhecimento em hidrostática a partir de atividade experimental: articulando teoria e prática no ensino de física
metadata.dc.creator: Ilha, Bruna Andrieli
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Janaína Viário
metadata.dc.contributor.referee2: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino regular no município de Dom Pedrito (RS). O contexto da pesquisa realizou-se numa turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve como tema a atividade experimental no Ensino de Física e visa articular teoria e prática com o conteúdo de hidrostática. Objetivou-se investigar a melhoria do aprendizado propondo que os alunos criassem hipóteses na tentativa de explicar os fenômenos Físicos envolvidos durante as atividades experimentais. A partir das hipóteses, construíram, juntamente com a pesquisadora, os conceitos de hidrostática. Trata-se de um ensino voltado para o aluno, em que este se torna capaz de perceber os fenômenos físicos de modo a elaborar suas próprias ideias, construindo o conhecimento. A pesquisa caracterizase metodologicamente quanto à natureza como qualitativa, quanto à abordagem como explicativa e quanto aos procedimentos como pesquisa experimental. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários (pré-teste e pós-teste) com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento adquirido após desenvolvimento das atividades. Como resultado, concluiu-se, com a análise qualitativa e com a metodologia aplicada (Análise de conteúdo), que as atividades experimentais contribuíram para a construção do conhecimento científico, uma vez que as atividades experimentais proporcionaram a interligação entre conceitos e prática tornando assim o ensino, de uma componente (Física) considerada de difícil entendimento, mais prazeroso e atrativo além de agregar a contextualização a este processo.
Abstract: The present project addresses a research that was carried out in a public school of regular education in the municipality of Dom Pedrito, Rio Grande do Sul state, Brazil. It has as its theme the experimental activity in Teaching Physics that aims to articulate theory and practice with the content of hydrostatics. The objective was to investigate the improvement of learning by proposing that students create hypotheses in an attempt to explain the physical phenomena involved during the experimental activities. From the hypotheses, they constructed, together with the researcher, the concepts of hydrostatics. It is a student-oriented teaching where the student becomes able to perceive the physical phenomena in order to elaborate his own ideas, constructing the knowledge. The research is characterized methodologically as to nature as qualitative, as to the approach as explanatory and as to the procedures as experimental research. As a research instrument, questionnaires (pre-test and post-test) were utilized to verify the students' prior knowledge and knowledge acquired after the activities were developed. As a result, the qualitative analysis and the applied methodology (Content Analysis) concluded that the experimental activities contributed to the construction of scientific knowledge, since the experimental activities provided the interconnection between concepts and practice, thus making the Teaching, of a discipline (Physics) considered difficult to understand, more pleasant and attractive besides adding context to this process.
Keywords: Atividade experimental
Aprendizagem contextualizada
Ensino de física
Fluídos em repouso
Experimental Activity
Contextualized learning
Physics teaching
Resting fluids
Ciências da natureza
Natural science
Educação
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: ILHA, Bruna Andrielli. Construção do conhecimento em hidrostática a partir de atividade experimental: articulando teoria e prática no ensino de física. 2017. 70 fl. Trabalho de Conclusão (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3109
Issue Date: 4-Jul-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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