Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3103
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de física: investigação para a construção de uma proposta didática para a 1ª série do Ensino Médio
metadata.dc.creator: Souza, Cíntia Tiburski
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Janaína Viário
metadata.dc.contributor.referee2: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi sugerir uma proposta didática diferenciada a partir dos conceito(s)/conteúdo(s) de Física que os alunos consideraram ser de maior dificuldade na primeira série do Ensino Médio. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma investigação tendo como público alvo os alunos de duas turmas de duas Escolas da rede pública estadual do município de Dom Pedrito. Além disso, foram entrevistados os dois professores regentes da componente curricular de Física da primeira série. Para tal, como objetivos específicos, buscou-se investigar, a partir de questionário, quais os conceitos/conteúdos da componente curricular Física os alunos apresentam maior dificuldade de compreensão na primeira série do Ensino Médio; identificar quais as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula; verificar quais recursos à escola disponibiliza; investigar quais tecnologias são frequentemente utilizada pelos alunos, entender se os alunos conseguem fazer a relação entre os conteúdos ministrados e o cotidiano. A análise dos resultados dos questionários apontou as Leis de Newton (1ª, 2ª e 3ª) como conceito/conteúdo considerado de maior dificuldade de compreensão pelos alunos. Além disso, indicou que uma proposta atrativa e diferenciada deveria utilizar a leitura, o celular, a internet e movimentação física. A partir disto, escolheuse o QR Code (código de barras bidimensional) como proposta didática que pudesse auxiliar nos conceitos/conteúdos listados. Este código bidimensional tem capacidade de armazenamento de informações maior que o tradicional podendo ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares que possuem câmera fotográfica e acesso a internet. Ressalta-se que esta pesquisa apenas propõe e não a executa. Espera-se que a construção desta proposta metodológica possa contribuir para o Ensino de Física de maneira diferenciada, lúdica e criativa, estimulando a mobilidade, interação e curiosidade científica, tendo atrelado a Tecnologia de Informação e Comunicação ao Ensino de Física.
Abstract: The objective of this research was to suggest a didactic proposal differentiated from the concept (s) / content (s) of Physics that the students considered to be of greater difficulty in the first grade of High School. This research was carried out from an investigation having as target public the students of two classes of two schools of the public state network of the municipality of Dom Pedrito. In addition, the two conductors of the physics discipline of the first grade were interviewed. For that, as specific objectives, we sought to investigate, from a questionnaire, which concepts / contents of the curricular component Physics students present greater difficulty understanding in the first grade of High School; identify which methodologies teachers use in the classroom; check what resources the school provides; investigate which technologies are often used by the students, understand if the students are able to make the relationship between the content taught and the daily life. The analysis of the results of the questionnaires pointed to Newton's Laws (1 st, 2 nd and 3 rd) as concept / content considered to be more difficult for students to understand. In addition, he indicated that an attractive and differentiated proposal should use reading, mobile, internet and physical movement. From this, the QR Code (two-dimensional barcode) was chosen as a didactic proposal that could assist in the concepts / contents listed. This two-dimensional code has more than the traditional information storage capacity and can be easily scanned by most cell phones that have a camera and internet access. It is emphasized that this research only proposes and does not execute it. It is hoped that the construction of this methodological proposal can contribute to the teaching of Physics in a differentiated, playful and creative way, stimulating the mobility, interaction and scientific curiosity, linking Information and Communication Technology to Physics Teaching.
Keywords: Leis de Newton
Metodologia
Tecnologia de Informação e Comunicação
Newton's Laws
Metodology
Information and Communication Technology
Ensino de física
Physics teaching
Ciências da natureza
Natural Sciences
Educação
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: SOUZA, Cíntia Tiburski. Ensino de física: investigação para a construção de uma proposta didática para 1ª série do ensino médio. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3103
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍNTIA TIBURSKI SOUZA.pdfCÍNTIA TIBURSKI SOUZA 20172,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.