Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3051
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Violência na escola: uma análise sobre o olhar da mídia sobre os casos registrados na E.M.E.F. Maria De Lourdes Machado Molina
metadata.dc.creator: Mércio, Roberta Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Claudete da Silva Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Claudete da Silva Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Glauber
metadata.dc.description.resumo: A violência constitui-se em um fenômeno que assola a sociedade como um todo. Nossas vidas são invadidas diariamente por notícias de crimes em todas as instâncias. A escola não está de fora deste violento cenário. Portanto, este trabalho busca fazer uma análise sobre o tema da violência que considere não a violência em si, mas os elementos a ela ligados, as possíveis consequências no ambiente escolar e trazer uma crítica às coberturas jornalísticas sobre este tema “violência na escola”, que se limitam muitas vezes a expor apenas o fato ocorrido depois de feito um boletim de ocorrência, mas não dão conta de mostrar as questões geradoras desta violência. A intenção é propor uma reflexão sobre a atuação dos meios de comunicação nestas situações e buscar voltar os olhos da sociedade para a questão de forma ampla. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória (Gil, 2008) na escola municipal de Bagé mais atingida pelo fenômeno no ano de 2015. Foram sujeitos da pesquisa a diretora da escola, professores e alunos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, questionário e análise de reportagens exibidas sobre o tema. A metodologia de análise utilizada foi a de análise de conteúdo (Bardin, 2006). Os depoimentos de alunos e professores foram fundamentais para este trabalho, pois a partir da análise feita, foi possível encontrar pistas dos principais motivos que geram a violência na escola escolhida para esta pesquisa: bairro violento e dominado pelo tráfico de drogas, famílias desestruturadas e que não participam da vida escolar dos filhos e ineficácia das estratégias adotadas pela escola para reduzir o problema. Também foi possível ter o entendimento de como a comunidade escolar se vê retratada pela mídia: uma escola violenta, inserida em um bairro pobre onde não há exemplos positivos para mostrar.
Abstract: The violence is a phenomenon that plagues society as a whole. Our lives are invaded daily by news of crimes in all instances. The school is not out of this violent scenario. Therefore, this work seeks to make an analysis on the topic of violence that considers not violence itself, but the elements linked to it, the possible consequences in the school environment and bring a critique of journalistic coverage on this theme "violence in school", Which are often limited to exposing only the fact that occurred after an incident report was made, but do not account for showing the issues that generated this violence. The intention is to propose a reflection on the performance of the media in these situations and seek to turn the eyes of society to the issue in a broad way. In order to reach this goal, an exploratory research (Gil, 2008) was carried out at the Bagé municipal school that was most affected by the phenomenon in the year 2015. The school principal, teachers and students were subjects of the research. For data collection, interviews, questionnaires and analysis of reports on the topic were carried out. The analysis methodology used was that of content analysis (Bardin, 2006). The testimonies of students and teachers were fundamental to this work, because from the analysis made, it was possible to find clues to the main reasons that generate violence in the school chosen for this research: a violent neighborhood dominated by drug trafficking, unstructured families and Do not participate in the children's school life and ineffective strategies adopted by the school to reduce the problem. It was also possible to have an understanding of how the school community is portrayed by the media: a violent school, inserted in a poor neighborhood where there are no positive examples to show.
Keywords: Violência
Escola
Mídia
Educação
Violence
School
Media
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citation: MÉRCIO, Roberta Almeida. Violência na escola: uma análise sobre o olhar da mídia sobre os casos registrados na E.M.E.F. Maria De Lourdes Machado Molina. 66 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3051
Issue Date: 3-Jul-2017
Appears in Collections:Especialização em Educação e Diversidade Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mono Roberta Mércio 2017.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.