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metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Memórias docentes: o uso da revista do ensino do rio grande do sul a partir da década de 1950 no município de Bagé/RS
metadata.dc.creator: Gervasio, Simôni Costa Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Wagner Terra
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada com seis professores bajeenses que, a partir da década de 50, passaram a ter contato com a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, utilizando-a em seu trabalho docente. No caminho da pesquisa, que objetivava compreender de que maneira a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul influenciava os saberes e práticas de professores pesquisados, avaliando o potencial da Revista e sua aceitação por parte dos professores, surgiram também questões referentes as memórias docentes e a sua importância para a compreensão de um significativo capítulo da educação bageense. Neste trabalho, defende-se o professor como figura central do processo educacional, que recebe informações e indicações sobre como conduzir sua prática docente, mas que é o responsável por analisar e problematizar tais indicações, pondo em prática somente aquelas que julga adequadas e significativas para o seu contexto escolar. Com isso, mais do que pesquisar sobre a importância e relevância da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, este trabalho visa dar voz aos professores que utilizavam o material e, por meio do resgate de memórias, recontar sobre como as práticas docentes eram, de fato, influenciadas pela Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Assim, parte-se de ideias que defendem a importância da Imprensa Periódica Pedagógica ou Imprensa de Educação e Ensino, como um vasto campo de investigação sobre a educação, bem como de argumentações que ressaltam a importância de pesquisas sobre a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul e de trabalhos que destacam o funcionamento da memória, colocando o professor como sujeito da sua história. Para tal, usa-se a pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados, pois entende-se a importância de compreender e interpretar fenômenos humanos e sociais, ao invés de somente descrevê-los ou explicá-los. Usa-se também das concepções sobre a História Oral como método de trabalho na coleta de dados das entrevistas. Por fim, obteve-se como resultados a reafirmação da importância da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, porém, neste contexto, a partir da perspectiva dos professores, que confirmaram a utilização e relevância do material como guia do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
Abstract: The present work aims to present the results of a research carried out with six Bagean teachers who, from the 1950s, started to have contact with the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, using it in their teaching work. In the way of the research, which aimed to understand how the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul influenced the knowledge and practices of teachers researched, evaluating the potential of the magazine and its acceptance by teachers, also raised questions about teacher memories and Its importance for the understanding of a significant chapter of bageense education. In this work, the teacher is defended as the central figure of the educational process, who receives information and indications on how to conduct his teaching practice, but who is responsible for analyzing and problematizing these indications, putting into practice only those that he considers appropriate and meaningful for their school context. With this, more than researching the importance and relevance of the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, this work aims to give voice to the teachers who used the material and, through the rescue of memories, recount how the teaching practices were, In fact, influenced by the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Thus, it is based on ideas that defend the importance of the Periodical Pedagogical Press or Education and Education Press, as a vast field of investigation on education, as well as of arguments Who emphasize the importance of research on the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul and of works that highlight the functioning of memory, placing the teacher as subject of his / her history. For this, qualitative research is used for the collection and analysis of data, since it is understood that the importance of understanding and interpreting human and social phenomena, rather than just describing or explaining them. It is also used from conceptions about Oral Memory as a method of work in collecting data from interviews. Finally, we obtained as results the reaffirmation of the importance of the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, but in this context, from the perspective of the teachers, who confirmed the use and relevance of the material as a guide of the work to be developed in classroom.
Keywords: Memórias
Professores
Revista do Ensino do Rio Grande do Sul
Educação
Memories
Teachers
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citation: GERVASIO, Simôni Costa Monteiro. Memórias docentes: o uso da revista do ensino do rio grande do sul a partir da década de 1950 no município de Bagé/RS. 56 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3050
Issue Date: 17-Jul-2017
Appears in Collections:Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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