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dc.contributor.advisor1Brizolla, Francéli-
dc.creatorBruni, Giuliana dos Santos-
dc.date.accessioned2018-06-06T17:31:01Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-06T17:31:01Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.citationBRUNI, Giuliana dos Santos. Narrativas autobiográficas de estudantes: existência singular plural. 61 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3005-
dc.description.abstractIf the role of Education is to aggregate knowledge and to exchange experiences, it is necessary to understand who the students in the classroom are and try to know them. Furthermore, to better known the other one must seek self-awareness, besides understanding the opposite process. In the present work, I tried to identify elements of the subjectivities, identities, memories and cultural diversity through autobiographical narratives written by the participants of the Creative Writing Workshops of Fiction and Nonfiction I have ministered at Espaço Madre Terra in Bagé. While narrating themselves, each participant wrote about the Plural-Singular Existence, a paradigm created by Marie-Christine Josso. Elements of the subjectivities that are intertwined with plurality and Cultural Diversity have emerged from the texts. The research is qualitative in nature at an exploratory level. The type of study carried out employed field research; and the texts (outputs) of the students, as well as notes recorded in field diaries, were used as instruments. The method of data analysis employed was Discursive Textual Analysis (DTA). Ten texts were analyzed; having each student produced two of them: one about the singular existence and another about the plural existence. The participants were students and workers aged 16-45. The act of reflection necessary for writing about oneself also had great importance in the process. I realized that the subjectivities composing us are contradictory and that the role of the educator, while sensitive being, must be to know how to affect and be affected, to understand the other and to realize that life histories go beyond the narratives written on paper. The multiplicity of beings-in-the-world occurs in the smallest groups. We are all different from each other. And it is this vision I sought to develop in the present work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiaspt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectSubjetividadespt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectAutobiographiespt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectSubjectivitiespt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas de estudantes: existência singular pluralpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee1Brizolla, Francéli-
dc.contributor.referee2Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee3Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee4Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 edpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoSe o papel da Educação é agregar conhecimento e trocar experiências, é preciso compreender e buscar saber quem são as(os) alunas(os) que estão na sala de aula. Além disso, para conhecer o outro é preciso buscar autoconhecimento e entender o processo oposto. Neste trabalho, busquei identificar elementos das subjetividades, identidades, memórias e diversidade cultural por meio de narrativas autobiográficas de participantes das Oficinas de Escrita Criativa de Ficção e Não-ficção que ministro no espaço Madre Terra, em Bagé – RS. Ao narrar-se, cada participante escreveu sobre a Existência Singular Plural, paradigma criado por Marie-Christine Josso. Dos textos, surgiram elementos das subjetividades que estão entrelaçados à pluralidade e à Diversidade Cultural. A pesquisa é de natureza qualitativa de nível exploratório. O tipo de pesquisa realizado empregou a pesquisa de campo e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os textos(produções) dos(as) alunos(as) e observação participante, registrada em diários de campo. A metodologia de análise dos dados empregada foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Dez textos foram analisados, visto que cada estudante produziu dois: um sobre a existência singular e outro sobre a existência plural. Os participantes são estudantes e trabalhadores com idades entre 16 e 49 anos. Este movimento de reflexão para escrever um texto sobre si também teve grande importância neste processo. Percebi que as subjetividades que nos compõem são contraditórias e que o papel da educadora, enquanto ser sensível, mediadora e facilitadora, precisa ser o de saber afetar e ser afetada, entender este outro e perceber que as histórias de vida vão além das narrativas que foram escritas no papel. A multiplicidade de seres-no-mundo se dá nos menores grupos. Todos são/somos diferentes. E é este olhar que busquei desenvolver neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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